O Concelho do Sabugal continua a perder população…
A divulgação pelo Instituto Nacional de Estatística das Estimativas da População Residente em Portugal referidas a 31 de Dezembro de 2009, permitiu-me construir um quadro revelador das dinâmicas demográficas verificadas na Beira Interior Norte nos últimos anos.
Uma análise rápida dos números da evolução da população residente no concelho do Sabugal, conduz às seguintes conclusões principais:
1 – O concelho do Sabugal continua a ser o segundo Concelho mais populoso da Beira Interior Norte, sub-região onde o Concelho da Guarda mantém a tendência de concentração da população (32,71% em 1991, 38,09% em 2001 e 40,77% em 2009).
2 – O nosso Concelho que havia perdido 12,1% da sua população durante a última década do século XX (-2.047 pessoas), acelera este ritmo, pois nos primeiros oito anos deste século já perdeu 12,57% da sua população (-1.870 pessoas).
3 – Este decréscimo é, aliás, o segundo mais elevado deste conjunto de Concelhos, apenas ultrapassado pelo Concelho de Almeida, e é duas vezes superior ao verificado no conjunto da BIN.
4 – Por último, e embora, não pertencendo à BIN, saliente-se que os dois Concelhos vizinhos do Sabugal, Penamacor e Belmonte, tiveram um comportamento completamente distinto.
Penamacor vê regredir a sua população entre 2001 e 2009 de –15,55%, uma evolução negativa superior à registada pelo Sabugal. Pelo contrário, Belmonte regista um crescimento positivo (+1,89%), no mesmo período.
São números alarmantes que nos devem fazer pensar e que tornam imperiosa a adopção de medidas que conduzam ao inverter desta situação. Números que se tornam ainda mais alarmantes quando se decompõe a informação disponibilizada, o que farei na próxima crónica.
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
(Presidente da Assembleia Municipal do Sabugal)
Leave a Reply