No dia 10 de Junho foi apresentado em Trancoso um novo e inovador guia das Aldeias Históricas de Portugal, o qual oferece descontos e contém roteiros paisagísticos e gastronómicos para cada uma das 12 aldeias beirãs. Capeia Arraiana esteve no local e acompanhou o lançamento deste importante instrumento para os que pretendam visitar e conhecer melhor as nossas aldeias históricas.
A apresentação esteve a cargo da empresa editora, a Olho de Turista, representada pelos seus sócios Susana Falhas e Serafim Faro, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Júlio Sarmento, que patrocinou o acontecimento.
Susana Falhas, numa alocução comovente, revelou que foram os seus filhos, ainda crianças, que a motivaram nesta aventura de elaborar e publicar um novo guia turístico para as 12 localidades oficialmente classificadas como Aldeias Históricas de Portugal: Sortelha, Marialva, Almeida, Linhares da Beira, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Piódão, Castelo Novo, Monsanto, Idanha-a-Velha, Trancoso e Belmonte.
Serafim Faro, classificou o novo guia de inovador para o território. Contém informação útil para quem pretende conhecer melhor as aldeias e a região e contém fotografias e mapas dos percursos, para melhor orientação.
Outro factor inovador da edição é a inclusão de 172 talões de ofertas e desconto em espaços comerciais da região, nomeadamente em hotéis, restaurantes e lojas de artesanato. Para além disso o guia contém receitas típicas das Aldeias Históricas, sugere rotas em diferentes meios de transporte, incluindo pequenos percursos pedestres. Fala da história e das tradições de cada aldeia, indica onde comer, dormir, passar o tempo livre e fazer compras, para além de revelar curiosidades.
Como seria inevitável, o guia fala de Sortelha, sob a epígrafe «Anel da sorte pequena». Conta a história desta antiga vila amulharada, indicam-se os locais a visitar, sugerem-se percursos na região que envolve Sortelha, referem-se as suas tradições populares, as festas e romarias, onde comer e dormir e quais os principais produtos do artesanato da região. Também se contam algumas lendas e curiosidades sobre a antiga vila, como a de que os habitantes de Sortelha têm o cognome de «lagartixos» e a de que os barrocos da região assumem por vezes formas de animais.
O guia tem o apoio da Associação para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal e conta com mais de 350 páginas, numa edição com 10 mil exemplares.
Aconselha-se a aquisição do vistoso e muito útil roteiro, que está à venda ao preço de 17 euros.
O Capeia Arraiana aproveita para agradecer a simpatia e colaboração da Helena Teixeira da Olho de Turista.
plb
Aproveito para informar que o Livro já se encontra à venda na cidade de Sabugal:
Casa do Castelo
Livraria e Papelaria Alexandre
Quiosque da Fonte
Papelaria Pérola
Desejamos a todos os Sabugalenses um bom passeio pelas Aldeias Históricas de Portugal, na companhia deste livro.
Agradecemos mais uma vez à Capeia Arraiana por apoiar o nosso projecto.
Susana Falhas
Olá Capeia Arraiana!
Foi igualmente um enorme prazer para mim conhecê-los. Foi um dia em cheio e em grande.
Espero vê-los novamente num Encontro de Bloggers, desta vez, em Sortelha 🙂
Boa semana e vamos continuar todos a trabalhar em prol da Beira Interior!
Jocas gordas
Lena
Caros amigos da Capeia Arraiana,
Foi com enorme satisfação que vos recebi no encontro de bloggers, dia 10. Foi um dia muito interessante, pela troca de ideias e de impressões sobre as nossas aldeias da Beira Interior .
Quero agradecer toda a simpatia e as palavras postadas. As nossas Aldeias Históricas merecem ser valorizadas e visitadas, pelo seu património, tradições, beleza, paisagens naturais, etç.
A Olho de Turista acredita que este guia poderá dar um empurrão para animar um pouco a economia da região, numa altura em que o nosso Presidente da República apela a todos os portugueses a fazer férias em Portugal, para o bem de todos.
Um Abraço,
Susana Falhas