Sortelha foi a segunda aldeia mais visitada em 2009

Aldeia Histórica de Sortelha - © Capeia Arraiana (orelha)

Sortelha, no concelho do Sabugal, foi a segunda Aldeia Histórica mais visitada durante o ano de 2009. O número de turistas nas 12 aldeias históricas de Portugal aumentou durante o ano de 2009, registando cerca de 376 mil visitantes, revelou esta segunda-feira a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.


Segundo os dados fornecidos pelas autarquias dos concelhos onde se localizam as aldeias históricas, e tratados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o total de visitantes no ano de 2009 foi de 376 mil visitantes, superior em cerca de seis por cento face ao ano anterior.
A subida percentual deveu-se apenas ao aumento de visitantes nacionais, que em 2009 foram perto de 300 mil, cerca de 79 por cento do total.
Já quanto aos turistas estrangeiros, que em 2009 foram cerca de 80 mil, verificou-se uma quebra de 7,7 por cento face a 2008, com menos 6500 visitantes.
A Aldeia Histórica de Almeida continua a ser a mais visitada, com um total de cerca de 70 mil turistas, seguida das aldeias de Sortelha, Castelo Rodrigo, Trancoso e Belmonte.
Das cinco aldeias mais visitadas, apenas Almeida registou um decréscimo no número de turistas, embora continue a caber-lhe a maior fatia de visitantes espanhóis, que representam mais de metade do total de visitantes estrangeiros.
De acordo com os dados disponíveis no portal das aldeias históricas os turistas espanhóis aparecem em primeiro lugar com 44 mil visitantes registados em 2009 seguidos dos franceses (13 mil) e ingleses (8 mil visitantes).
O Programa de Aldeias Históricas de Portugal surgiu integrado no II Quadro Comunitário de Apoio (1994-1999) e reclassificado no quadro seguinte (2000-2006), tendo sido restauradas as 12 aldeias na Beira Interior.
Integram o programa Sortelha, Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Sortelha e Trancoso.

Portal das Aldeias Históricas. Aqui.
jcl (com agência Lusa)

One Response to Sortelha foi a segunda aldeia mais visitada em 2009

  1. nide diz:

    Sortelha recebe um numero considerável de visitantes. E, recebe-os porque possui caracteristicas únicas. O seu centro histórico leva-nos a uma viagem no tempo. A sua paisagem envolvente é magnifica!
    Sortelha já foi apelidada de “joía da beira”;”; “porta de entrada do turismo no Concelho do Sabugal”; museu vivo”;….”
    Depois de tantos milhões gastos na preservação e conservação do seu centro histório é na minha opinião e na opinião de centenas de pessoas (basta ver a petição online e os comentários deixados por quem a assinou e continua a assinar, contra a instalação de um parque eólico nas suas imediações)uma asneira de todo o tamanho a destruição da natureza envolvente.
    A riqueza de Sortelha não é nem será a criação de um parque eólico. Mas, sim uma aposta no turismo devidamente estruturado e uma promoção feita na sua divulgação. Temos a “matéria prima” só temos de a trabalhar

Deixar uma resposta