• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Agricultura / Ambiente • Sortelha • Turismo  /  Torres eólicas em Sortelha geram petição popular
07 Abril 2010

Torres eólicas em Sortelha geram petição popular

Por leitaobatista
leitaobatista
Agricultura / Ambiente, Sortelha, Turismo aldeias históricas, eólicas, petição 37 Comentários

A construção de um parque eólico junto à aldeia histórica de Sortelha, concelho do Sabugal, está a gerar polémica entre os moradores, motivando uma petição on-line para tentar impedir a obra.

As eólicas povoam o horizonteSegundo uma nota divulgada pela agência Lusa, que falou com Joaquim Tomé, habitante de Sortelha e um dos mentores da petição intitulada «Vamos salvar Sortelha», lançada no último domingo, a iniciativa avançou após alguns residentes terem conhecimento que o parque de torres eólicas que está projectado para a freguesia irá «destruir de forma irreversível a envolvente desta aldeia».
«Todos temos o dever de preservar o legado patrimonial e histórico que a todos pertence. Temos também a obrigação de o proteger e valorizar para que as gerações futuras possam aprender a vida dos seus antepassados», referiu Joaquim Tomé.
As torres eólicas serão instaladas naquela zona, «a um quilómetro de distância» de Sortelha, danificando «a nossa lança em termos de turismo na Beira Interior», alertou ainda Joaquim Tomé.
O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, confrontado com a questão disse à Lusa que tem conhecimento da petição e reconheceu que a autarquia aprovou o projecto, que contempla a instalação de 50 torres eólicas na região, mas prometeu analisar novamente o assunto. Contudo recorda que «as entidades oficiais que licenciam os parques eólicos» o fazem «no devido cumprimento da legislação em vigor».
«Qualquer situação de alerta que chegue ao conhecimento da Câmara Municipal terá uma análise cuidada tendo em conta todos os pressupostos que ela referir», assegurou António Robalo.
Já o ex-presidente da Junta de Sortelha, Luís Paulo, que aprovou a instalação do parque eólico, adiantou à Lusa que está prevista a colocação de «17 ou 18 torres na área da Freguesia mas muitas delas não se vêem de Sortelha».
Apontou que aquelas que serão visíveis da aldeia histórica ficarão «a uma grande distância» e recordou que já existem equipamentos idênticos nas imediações da localidade: «Estamos cercados delas e vêm-se todas de Sortelha», garantiu Luís Paulo, que desvalorizou a polémica em torno do assunto por considerar que a instalação do parque eólico «não irá mexer no património».
plb

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
leitaobatista
leitaobatista

Origens: Sabugal :: :: Crónica: Contraponto :: ::

 Artigo Anterior Procissão de endoenças
Artigo Seguinte   Bons exemplos – Vale de Cambra (6)

Artigos relacionados

  • A esperteza de um cura

    Domingo, 1 Dezembro, 2019
  • A caça à baleia e o enterro nos Açores

    Domingo, 24 Novembro, 2019
  • Paulo Leitão Batista - Contraponto - © Capeia Arraiana (orelha)

    Medidas de dinamização do interior

    Terça-feira, 19 Novembro, 2019

37 Comments

  1. Avatar Nuno Responder a Nuno
    Segunda-feira, 12 Abril, 2010 às 12:29

    Mas afinal esses milhões que “uma promoção bem feita” possa gerar, de que falam não é também “lucro”?
    Eu não digo que o importante seja o lucro, mas sim a vinda de mais capital para a nossa região para que possamos melhorar as nossas condições de vida.
    Eu penso que as duas soluções podem ser postas em prática com este objectivo, em simultâneo.
    Estive ontem em Sortelha, numa festa tradicional de Sortelha, o Santo Antão. Depois perguntei a algumas pessoas que conheço de Sortelha sobre a polémica, onde me responderam literalmente: “isso são só duas pessoas que estão com essas coisas…, todo o resto da população não concorda com isso.”

    Alguma coisa se passa…
    será que apenas duas pessoas querem melhor à Aldeia do que o resto da população dela natural e residente à longos anos?
    Estas pessoas sempre lutaram pela causa de Sortelha nos locais onde as decisões se tomam.

    É apenas uma opinião, mas acho que é um “mal” necessário, isto das eólicas. Ou aproveitamos quando existe rentabilidade ou deixamos passar a carruagem e mais uma vez a região é que fica a perder.

  2. Avatar nide Responder a nide
    Domingo, 11 Abril, 2010 às 7:49

    Sofia:
    Para mim o k está aqui em risco de se perder ou ganhar não se trata de LUCRO. Há valores mais importantes para mim, e felizmente, para muita gente. Sortelha não pode ser apenas considerada dos seus habitantes ou daqueles k cá nasceram. Sortelha é de todos.
    A nossa vida tem prazo de validade…nós partiremos, Sortelha premaneçerá no tempo seja cravejada de torres eolicas, seja mantendo a sua beleza impar.
    Sei k para os proprietarios dos terrenos, para a câmara, Junta…etc e tal as contrapartidas economicas serão significativas. Mas, será k só o lucro rege a sua vida?
    A minha rege-se por outros ideaís!
    Sortelha tem em si e na sua envolvente a possiblidade de criar riqueza, não só para os seus habitantes, para o concelho no seu todo.

    • Avatar sofia Responder a sofia
      Terça-feira, 13 Abril, 2010 às 17:53

      A minha vida não é só lucros mas sim fico feliz por ver que as pessoas da minha aldeia são felizes quando vêm que estamos a evoluir e sabem que não serão estes aerogeradores que irão prejudicar a nossa linda aldeia.
      Este fim de semana em que tivemos a nossa linda festa de S.Tº Antão escutei alguns comentários acerca desta implantção que está a ser iniciada aqui em sortelha e posso garantir que estes habitantes em nada se sentem prejudicados.
      Por isso não é nos lucros que se deve pensar realmente mas, sim na opinião dos habitantes de Sortelha.

  3. Avatar Maria Manuela Lages Responder a Maria
    Sábado, 10 Abril, 2010 às 16:48

    É lamentável, deplorável e triste que para uma grande parte de pessoas, nos dias de hoje, o que os deixa satisfeitos é olhar para um projecto ou obra e pensar: De quantos dígitos estamos a falar?
    A felicidade e o bem estar das populações depende apenas de um punhado de cifrões?
    Miseráveis foram então os nossos antepassados, os nossos pais e avós.
    Como sobreviveram eles nesta “rude” paisagem. Todavia ouço falar desses tempos (que apesar de duro e árduo o percurso) com aquele brilho nos olhos, o orgulho de conseguir algo, não pela comodidade fácil de obter dinheiro, como nos ensina nos dias de hoje esta miserável sociedade capitalista. Conseguir pequenas vitórias, passo a passo e com suor.

    Mas meus caros, se realmente o objectivo é apenas lucro, se é nisso que assenta o supremo estado de felicidade de um povo, então quem sou eu para contrariar essa vontade.

    Mas se por ventura, algum dia, tiver de fazer a minha leitura à luz do candeeiro de “pitróleo” vos garanto que serei feliz à minha maneira.

    (Entretanto, quando passar por um destes parques de “comércio de vento” fingirei que são flores gigantes para que engane os meus olhos)

    • Avatar kim tomé Responder a kim
      Domingo, 11 Abril, 2010 às 18:36

      O que é mais lamentável ainda… é que as pessoas na sua anisa de encher ainda mais os seus já recheados cofres, não percebam que se Sortelha permanecer pura e protegida pode dar muitos mais milhões.
      Qualquer pessoa com alguma inteligência consegue ter uma visão mais a longo prazo, percebe facilmente que basta fazer uma boa campanha de promoção e temos em Sortelha uma galinha de ovos de ouro. Mas não é só para Sortelha, não é só para o Sabugal é para toda esta região que inclui toda a Cova da Beira e a região da Serra da Estrela.
      E, eu pergunto quando as vozes da Cultura, entendidos na matéria, se manifestam em apoio a esta causa porque será que continuam a insistir nesta destruição?
      Se insistem não o fazem em nome deste património!
      Será de quê então ?
      Responda quem quiser e souber.

  4. Avatar nide Responder a nide
    Sexta-feira, 9 Abril, 2010 às 8:44

    Não posso aceitar de braços cruzados a morte antecipada de Sortelha. A sua beleza e encanto unicos, que fazem a delicia de todos que a visitam. É um conjunto. O centro histórico tão bem conservado e preservado, onde foram gastos milhões de euros para fomentar o seu desenvolvimento turistico, vai ser, se este projecto for avante, completamente despropositado. O património paisagistico vai ser desvirtuado, não só pelas eolicas, mas tbem por um conjunto de infraestrutas. Este verão todo concelho foi destruido pelos incêncdios. Sortelha tambem. Mas a reflorestação é, e até de uma forma mais ordenada, possivel.. . O que se vai fazer em Sortelha, nunca mais poderá ser recuperado. è uma perda irreversivel.
    Temos o direito de privar os nossos filhos do legado que nos foi deixado?

    • Avatar sofia Responder a sofia
      Sábado, 10 Abril, 2010 às 16:03

      Por favor D. Nide….a minha linda aldeia de sortelha destruida???? por um parque de éolicas que vão nascer aqui?
      Será que como um comentário que vem acima refere que se a implantação de éolicas desse lucro a todos que possuem propriedades a srª estaria assim tão revoltada??? Por favor

  5. Avatar Nuno Responder a Nuno
    Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 20:10

    As energias renováveis são necessárias ao concelho.
    Devem ser as únicas receitas passiveis de ser aumentadas para o nosso concelho.

    Em tudo tem que prevalecer o bom senso, e a questão paisagística no meu ponto de vista não vai influenciar a frequência de visitantes a Sortelha e vai trazer mais verbas para o nosso concelho seguramente com a produção de energia.

    Nuno Mota.

  6. Avatar ventanatola Responder a ventanatola
    Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 14:26

    Se as eolicas são assim algo tão extraordinário referente a energias renováveis, e se a Serra da Estrela é o local mais alto continentalmente, porque é que não enchem a serra delas!? Talvez porque os interesses pessoais e o dinheiro fácil prevaleça!!!

  7. Avatar Pedro Pereira Responder a Pedro
    Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 12:48

    Eu não falei do nuclear a brincar. Nuclear, já! Empregos especializados e permanentes, energia limpa, energia barata, sustentabilidade energética, menos moinhos quixotescos na paisagem…

  8. Avatar Carlos Martins Responder a Carlos
    Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 11:09

    O Tema em questão, de facto é um tema que poderia abarcar um leque muito diversificado de discussão.
    Não sei se de facto a sua implantação já se encontra em fase de implantação ou se encontra na fase de projecto. Caso seja a última hipótese ainda terá um processo bastante demorado até à sua implementação, pois ainda carece de um conjunto de estudos.
    Muito se tem propalado as energias alternativas (renováveis), mas ninguém fala que estas são fortemente subsidiadas (pois só assim é que atrai o investimento de grandes grupos para alcançarem grandes lucros) o que torna a energia muito mais cara. De facto o consumidor ainda não paga esta diferença de preço para a energia “tradicional”, o que implica um agravamento do défice que irá mais tarde ou mais cedo ser pago pelo consumidor final.
    Claro que à semelhança do nuclear, os meios de produção de energia renovável (designadamente eólica e fotovoltaica, …) têm um prazo de vida útil (não estou a comparar o tempo mas sim o fim de vida). O que eu ainda não vi foi ninguém vir falar de como irão ou a quem caberá remover esses meios de produção e quem vai pagar essa factura, bem como o fim que se vai dar (nomeadamente aos painéis solares) quando eles chegarem ao seu fim de vida útil. Será que Portugal irá estar à altura para a reciclagem destes produtos. Pois isto é como nos carros, enquanto são novos é tudo lucro, o pior é quando deixam de dar rendimento e só dão prejuízo e toda a gente se quer livrar deles. No meu entender isto vai ser o que vai acontecer, depois espero estar cá para ver quem é que irá ficar com o ónus.

    • Avatar joao valente Responder a joao
      Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 13:10

      Falolu um perito em energia. Conta aí como elas não são tão lucrativas como nos querem fazer crer…

  9. Avatar Vamos Salvar Sortelha Responder a Vamos
    Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 10:44

    Atendendo a que, não foram colocados neste artigo os contactos do movimento Vamos Salvar Sortelha, e da petição online Vamos Salvar Sortelha.

    Blog de registo da evolução desta batalha por Sortelha – http://vamossalvarsortelha.blogspot.com/
    Endereço da petição online Vamos Salvar Sortelha – http://www.petitiononline.com/Sortelha/petition.html

    Agradecemos a atenção em nome da defesa do património cultural, histórico e arquitectónico de Sortelha.

  10. Avatar Guy Responder a Guy
    Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 10:23

    Mais uma vez: Quando todos comem, andam todos de barriga cheia e ninguém berra! Se esses dinheiros beneficiassem toda a gente, já ninguém reclamava! Mas só dois ou tres é que enchem os bolsos….! Sortelha é Sortelha, Óbidos é òbidos! Mania de comparar-mos tudo! Cada situação é um caso. Porque não comparamos então com os nossos vizinhos espanhóis!? Dos dinheiros que recebe a Camara,a Junta, quantas verbas directas v~em para Sortelha!? Daqui por 20 anos quando terminarem esses fundos, provavelmente as eolicas apenas servirão de monumento de acasalemento para as aves! Mais uma vez repito: seja eolicas ou centrais nucleraes, se todos “comerem”, todos andamos de barriga cheia e ninguém berra!

  11. Avatar Miguel Responder a Miguel
    Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 9:01

    Enfim mais uma vez aqui vemos aqueles senhores que já nos habituaram a estar sempre do contra e contra tudo, a querer mais algum protagonismo.
    Claro que não vou dar muita importância ao tema, contudo, gostava de perguntar aqueles que tanto querem comparar Óbidos a Sortelha se sabem o número de eólicas que existem por lá.
    Já agora e porque alguém falou nisso em tom de brincadeira, será que alguém faz ideia ou tem estudos para saber do impacto de uma Central Nuclear, para o desenvolvimento de uma região???
    Não tenho dúvida nenhuma da mais valia que é uma Central deste tipo e da riqueza que iria atrair.

    • Avatar kim tomé Responder a kim
      Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 10:55

      Eu respondo a este senhor que protagonismo?
      Esse é um dos argumentos que aqueles que pretendem silenciar as vozes que denunciam as atrocidades contra o património.
      Esse é um dos argumentos daqueles que com recurso a estratagemas no minimo MUITO SUSPEITOS e duvidosos adquiriram direitos sobre a terra, tentam calar as vozes que se levantam a denuncia-los.
      Esse é um dos argumentos que a mim não me cabe, porque aquilo que o senhor chama protagonismo eu chamo coragem!
      Chamo a coragem de dar a cara em defesa de um património de todos, contra os que servindo-se de um poder publico o exercem em proveito próprio às custas do que é de todos e da destruição de um património que deveria ser preservado.
      Se acha que é pretender obter protagonismo, ser agredido, injuriado, caluniado e ser vitima de boicotes, e sabotagens no meu veículo de transporte por defender localmente estas coisas, eu dou-lhe a si aquele que me sobra por ser corajoso o suficiente por enfrentar de peito aberto aqueles que querem destruir esta MINHA TERRA.

      • Avatar sofia Responder a sofia
        Sábado, 10 Abril, 2010 às 15:54

        esta sua terra?????
        Que eu saiba o sr. joaquim tomé não é de sortelha.
        Para quê tanto protagonismo?

      • Avatar kim tomé Responder a kim
        Segunda-feira, 12 Abril, 2010 às 1:57

        Sabe uma coisa eu sou da mesma terra que todos os seres humanos.
        E agora neste momento se seguir o meu nariz vou voltar aqui a esta terra do Mundo.
        O que é lamentável que haja uma tendência para aguçar esse xenofobismo primário.
        Sabe peço desculpa, mas o meu nariz diz que todos somos da mesma terra e que Sortelha é um património de todos.
        Coisas do meu nariz….

      • Avatar Alice Gomes Responder a Alice
        Terça-feira, 13 Abril, 2010 às 11:56

        O Sr. Joaquim Tomé desculpe mas já que respondeu ao meu comentário e me diz que são coisas do seu nariz, porque não aproveita para sair á rua em sortelha e falar com estas pessoas que cá habitam para saber a opinião acerca das éolicas?
        Sabe isso sim é muito importante, é saber opinião dos que cá residem e não pessoas que só vivem com politiquices.

      • Avatar kim tomé Responder a kim
        Quinta-feira, 15 Abril, 2010 às 13:39

        “porque não aproveita para sair á rua em sortelha e falar com estas pessoas que cá habitam para saber a opinião acerca das éolicas?”
        Devo dizer-lhe que foram exactamente essas pessoas que com medo estampado nos olhos me pediram para me juntar a elas nesta demanda, portanto falei com as pessoas!

        “é saber opinião dos que cá residem e não pessoas que só vivem com politiquices.”

        politiquices?
        Desculpe-me que lhe diga mas Sortelha é do Mundo!
        E não apenas de alguns que vendem e destroem o património de todos em beneficio próprio.
        E se fossem “politiquices” como a Senhora diz, porque será que temos centenas de apoiantes em todo o mundo?
        Estranhos e limitados são os seus conceitos de intervenção cívica e democrática, quando lhes chama “politiquices”, por aqui se pode ver os valores da sua opinião.

        Já agora diga la aqui, quanto vai você ganhar com a destruição deste património de todos?
        Pelo desprezo que demonstra por este património de todos deve ganhar muito com estas eólicas.

        Veja lá se tenta entender o significado das palavras, história, cultura, património.

  12. Avatar joao valente Responder a joao
    Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 5:23

    Já alguém viu as fotos com o enquadramento paisagistico, antes e após as eólicas? Alguém pode afirmar, partindo do pressuposto que estão correctas, que aquilo não é um crime contra o património? Continuo a afirmar que a solução é uma acção popular, prevista no nosso ordenamento jurídico. Contra isto, nem a EDP pode!

  13. Avatar Maria Manuela Lages Responder a Maria
    Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 0:56

    “Cuide de vossa graça, pois aqueles ali não são gigantes, mas moinhos de vento, e aquilo que pensais serem braços são as pás que, girando o vento, movem a mó.” D.Quixote de La Mancha – Miguel Cervantes

    Deixem-me usar um pouco da loucura de D. Quixote e perguntar:
    Será bom senso colocar uma sanita numa cozinha?

    Qual o prato da balança que mais pesa quando medido o impacto destes “gigantes”? O lado positivo ou o negativo.

    Não sou ninguém para opinar sobre o bem ou o mal que estas torres arrastam consigo, mas quando contemplo: a paisagem já não é a mesma. Quando ouço já não sinto o silêncio dessas terras selvagens (sim porque há lugar para todos! Acho eu?) Mas que dirão as aves que no seu trajecto natural se “estatelam”contra elas.

    Enfim, haja EVOLUÇÃO, mas respeito, moderação e bom senso nunca fizeram mal a ninguém.

  14. Avatar josnumar Responder a josnumar
    Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 23:19

    Tudo tem um preço.
    Vivemos numa sociedade de interesses, de tendências e as nossas vidas são completamente dominadas pelas grandes empresas do mercado livre e capitalista não democrático. As multinacionais têm como finalidade o ganhar, ganhar cada vez mais. Em Portugal assistimos a esta corrida desenfriada aos Parques Eólicos. Todos os dias é terminada a montagem de mais uma Torre Eólica num dos muitos parques e sub-parques que foram aprovados como PIIP ( Programa de Investimentos em Infra-Estruturas Prioritárias).
    Alguém já percorreu o concelho do Sabugal? As torres estão por todo o lado, por montes e serras desta nossa região. A Câmara aprova porque vai receber dinheiro, as Juntas também receberão a sua parte e os proprietários dos terrenos onde são implantadas as torres eólicas também recebem uma renda pelo menos durante 20 anos. Ora, então todos saiem a ganhar, não é? Pois, o ganhar não é mal nenhum, até faz jeito a muita gente. O que muitos destes proprietários não sabem e ninguém dos interessados(Governo, grupos de empresas detentoras de licenças, câmaras municipais,juntas de feguesia) lhes revela é o dinheirão que estão a ganhar com este negócio. Agora andam todos bem e animados. Deixem que acabem os fundos da UE e vamos ver quantos parques eólicos têm capacidade para se manterem em pleno e perfeito funcionamento.
    E será que para o Sabugal, para as pessoas desta região, tantos parques e alguns, como o que querem construir junto a Sortelha, uma aldeia Histórica, com um filão no turismo por explorar, muito mais importante que as torres eólicas, era apostar e desenvolver os ofícios tradicionais, nomeadamente a tapeçaria, a cestaria, a gastronomia que são sem dúvida a grande energia alternativa para revitalizar e fixar as pessoas em Sortelha. Não é com o dinheiro da “renda” de cada eólica que as pessoas vão viver uma vida digna e despreocupada.
    Vale a pena pensar no futuro e criar verdadeiras fontes de riqueza.

  15. Avatar Pedro Pereira Responder a Pedro
    Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 23:03

    Nuclear, já!

  16. Avatar Anónimo Responder a Anónimo
    Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 20:28

    nao sei para que serve montar mais eolicas se o monopolio da EDP se mantem e faz importaçao de energia e nos consumidores pagamo la cada vez mais cara e a das eolicas em exeço e vendida a espanha a custo 0 zero isto dito no forun da TSF no dia 7.4.2010 por um ex ministro

  17. Avatar joao valente Responder a joao
    Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 19:17

    O passado pode e deve conciliar-se com o futuro, respeitando-se mutuamente. Decidir não é fácil, mas deve prevalecer o bom senso.

  18. Avatar joao careca Responder a joao
    Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 16:39

    Se existem pessoas que defendem que seja respeitada a nossa historia e preservar as antiguidades eu sou uma delas, mas tendo em conta as dificuldades cada vez maiores para termos energia limpa e mais barata, penso que temos de dar razão as novas tecnologias, para não acontecer o mesmo que a foz coa, que nem barragem nem gravuras não podemos ser tão radicais.
    Mas temos de ver que contra partidas recebe o concelho.

    • Avatar kim tomé Responder a kim
      Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 18:15

      Segundo as palavras do Eng. Mira Amaral hoje na TSF, nós já temos energia que chegue.
      Segundo este ex-ministro estamos a oferecer energia a custo ZERO a Espanha porque não consumimos toda a que se produz.
      São palavras do Ex-Ministro Mira Amaral deve ser pessoa entendida, não?
      Mas porquê estragar o que é de todos em beneficio de alguns?
      Se ainda tivermos em consideração as palavras do Ex-Ministro Mira Amaral pergunta-se, PARA QUÊ destruir este nosso património?

  19. Avatar Soares Responder a Soares
    Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 16:18

    Do pouco que conheço Sortelha, penso que haja prioridades maiores, como a construção do Lar para dar resposta a tantos idosos isolados que há em Sortelha, Quarta-Feira, Azenha, Caldeirinhas… Porque que ninguem se lembra de fazer uma petição para essa causa? Parece-me mais nobre!
    Cmprmts
    Soares

    • Avatar kim tomé Responder a kim
      Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 18:11

      Porque é mais urgente impedir este atentado contra o património de todos!

      • Avatar Soares Responder a Soares
        Quinta-feira, 8 Abril, 2010 às 13:58

        kim tomé, deve rever os seus conceitos de cidadania. Eu nem quero acreditar no que escreveu. O parque eolico nao passa de uma poluiçao visual, enquanto a criação de lares é uma necessidade humana para o bem estar de pessoas que se encontram isoladas sem apoio e possivelmente sem condições? è prioritario termos um pais visualmente “protegido” enquanto nao ha qualidade de vida?
        alem disso o parque eolico nao é assim tao mau, faz parte das energias renovaveis
        e a aparencia nao é tudo; estao a criar uma petição como base na tipica sociedade portuguesa
        DA APARENCIA

  20. Avatar joao valente Responder a joao
    Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 13:05

    A alternativa à petição (já ninguém do çpoder liga a isso) é uma acção popular nos tribunais.. As torres não devem ser visíveis de Sortelha, estajam a 1,10 ou 100km, porque não se enquadram no conceito de aldeia histórica. Tout court! Se o que já se fez está mal, não é desculpa para isto.

    • Avatar kim tomé Responder a kim
      Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 18:11

      Suponho que o João Valente é advogado…

      • Avatar joao valente Responder a joao
        Sexta-feira, 9 Abril, 2010 às 14:16

        Há representantes locais eleitos, sendo a eles que compete resolverem o assunto, respeitando o património e o interesse colectivo. Até agora não há motivos que indiquem que o não vão fazer.
        Ao que julgo a Câmara, na pessoa do seu presidente, diz estar disposta a reavaliar o projecto com todas as suas implicações. Aguardemos, pois com serenidade, sem contudo, deixar de fazer loby.

  21. Avatar Maria Raiana Responder a Maria
    Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 13:03

    Para Medieval já chega a Aldeia. Há que enrriquecer o conselho e não vejo melhor forma que atraves da criação de energia. A criação de um parque eolico não irá tirar a beleza de Sortelha, muito pelo contrario – por um lado teremos a preservação historica e por outro a evolução do futuro -. Concordo com o Sr. Joaquim quando fala em valorizar e preservar o patrimonio, mas sendo morador de Sortelha deve ter conhecimento das dificuldades de muitos habitantes locais. Infelizmente a beleza não enche os pratos de comida.

    • Avatar kim tomé Responder a kim
      Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 18:10

      Enche sim se o soubermos aproveitar!
      Sortelha é visitada diariamente por centenas de turistas que chegam e partem sem que sejam apoiados e cativados por quem o devia fazer.
      É no Turismo Senhora que está o valor de Sortelha se não sabia fica agora a saber.
      E… atente ao que disse hoje o Eng. Mira Amaral na TSF sobre o assunto.
      Mais, porque junto a Sortelha?
      Há muito sitio por eese pais fora onde não causa esta destruição ambiental.

  22. Avatar Santos Responder a Santos
    Quarta-feira, 7 Abril, 2010 às 12:22

    Mais uma vez vemos a luta contra o nosso sistema a ficar em vão…por acaso alguém sabe que as pessoas que podem licenciar (ou dar algum tipo aval) esses projectos também beneficiam das eólicas!? Também beneficiam desses projectos, fazendo parte integrante mesmo desses projectos!? Ah pois é!!!

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5159 days ago

SONDAGEM – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Portugal tem condições de saúde para a realização das Eleições Presidenciais?

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...

SONDAGEM – CANDIDATOS

Eleição para Presidente da República

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...
  • Polls Archive
Permitido aos leitores um voto a cada 60 minutos.

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • D. Gil Vaz Lobo – alcaide de Vilar Maior
  • A Mimosa
  • Casteleiro – estórias da vida e da Tropa! (6)
  • Cogumelos, tartulhos e míscaros...
  • O Renascimento
  • Manuel Igreja Dinis – padre, professor, jornalista e poeta
  • D. Dinis - Medidas de fomento
  • O assalto ao Capitólio
  • Histórias da memória raiana (6)
  • Casteleiro – história da Serra da Pena

Comentários recentes

  • LUIZ CARLOS PEREIRA DE PAULA em A Mimosa
  • Joaquim Tenreira Martins - em O assalto ao Capitólio
  • Nélia Santos Martins em Um encontro inesperado
  • Augusto Simão Sales Salada em A matança
  • António Gonçalves em Este menir é meu!

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • José Carlos Lages
    Aldeia da Ponte – última hora José Carlos Lages Quarta-feira, 10 Dezembro, 2008
  • José Carlos Lages
    Homenagem ao Rogério na Capeia de Ruivós 2011 José Carlos Lages Quinta-feira, 25 Agosto, 2011
  • José Carlos Lages
    Carta Africana – Direitos das pessoas e dos povos José Carlos Lages Quarta-feira, 1 Agosto, 2018
  • Ramiro Matos
    Capeia arraiana – uma boa proposta Ramiro Matos Quinta-feira, 26 Junho, 2014
  • leitaobatista
    Entrevista ao vereador Joaquim Ricardo leitaobatista Terça-feira, 19 Janeiro, 2010

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Abril 2010
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
« Mar   Mai »

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.002.826 hits

Blog Stats

  • 3.002.826 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.