Faleceu Fernando Sardinha

Obituário - © Capeia Arraiana

Fernando Sardinha, velha glória do Sporting Clube do Sabugal, faleceu em França, onde residia, tendo ido a enterrar no dia 23 de Março em Brive, Bordéus.

Contava 74 anos e o seu verdadeiro nome era Fernando Santos, mas todos o conheciam por «Sardinha». Na juventude foi um dos mais conhecidos jogadores de futebol do Sporting Clube do Sabugal. Os mais antigos recordam-no como o lendário defesa central dos anos de 1960, quando o clube vivia apenas da boa vontade e do altruísmo dos seus jogadores.
O Sardinha era um defesa que jogava com garra e era difícil de ultrapassar pelos adversários. Ao facto de ser bom jogador, juntava uma personalidade muito marcante. Era aberto e alegre, e a sua permanente boa disposição contagiava os que lidavam com ele.
Embora bom jogador de futebol o Sardinha trabalhava como modesto empregado da empresa de transportes Viúva Monteiro, no Sabugal, e a necessidade de sustentar melhor a família levou-o a emigrar para França. Fixou-se em Brive, perto de Bordéus, onde existe uma expressiva comunidade de sabugalenses, e por lá ficou até que a morte o surpreendeu.
Há uns anos havia tido a infelicidade de ver morrer um filho jovem, que era atleta de alta competição em França. Durante muitos anos andara algo deprimido, em consequência dessa fatalidade, mas aos poucos fora recuperando a sua personalidade viva e alegre. Ultimamente vinha todos os anos, no verão, ao Sabugal, onde gostava de passar a festa da Senhora da Graça entre os seus conterrâneos e amigos.
plb

One Response to Faleceu Fernando Sardinha

  1. Ramiro Matos diz:

    Morreu um dos “heróis” da minha infância… e um dos amigos do meu pai

    À família um abraço de solidariedade nesta hora má.

    Ramiro Matos

Deixar uma resposta