Os restaurantes aderentes fazem um balanço muito positivo da edição deste ano dos Roteiros Gastronómicos do Sabugal, acontecida nos dias de Carnaval, entre 13 e 16 de Fevereiro.
«Vale a pena divulgar a boa gastronomia do concelho do Sabugal» – foi esta a conclusão a que se chegou após o contacto com alguns dos 13 restaurantes que integraram a terceira edição dos Roteiros Gastronómicos. Pela segunda vez a iniciativa decorreu no fim-de-semana do Carnaval, com o objectivo de captar os turistas de inverno que nesta época percorrem as terras beiroas, em busca da neve, do frio e dos bons sabores da gastronomia antiga.
Capeia Arraiana contactou alguns dos restaurantes que integraram a edição deste ano, a fim de verificar as reacções, que no geral foram muito favoráveis ao mérito da iniciativa.
O proprietário do restaurante «Zé Nabeiro», do Soito, disse ter tido muita gente, embora não fosse muita mais do que nos anos anteriores por esta altura. Mesmo assim, José Nabeiro considera que a iniciativa não faz colher proventos apenas no decurso dos dias dos Roteiros: «Os frutos desta divulgação vão colher-se durante o ano inteiro, pois isto também vale para o futuro», disse-nos o empresário. Dentre os pratos com maior saída destaca a Canja de Cornos, uma ementa originalmente sua e que traz sempre muita gente ao restaurante.
Francisco Peixoto, do restaurante «O Templo», do Sabugal, também considera ter-se tratado de uma óptima iniciativa, que lhe permitiu divulgar algumas das suas especialidades, com destaque para o bacalhau com broa, a feijoada de javali e o cozido, que foram os pratos que tiveram mais saída. «Este ano veio mais gente do que na edição anterior, pelo que só tenho a dizer bem da iniciativa, que tem pernas para andar», declarou-nos.
No «Trutalcôa», restaurante de Quadrazais, comeu-se truta confeccionada de diferentes formas: assada no forno, de escabeche, frita ou grelhada com migas. Antoine Tavares, o proprietário, ficou satisfeito e aponta novos caminhos: «Não podemos florear só nos Roteiros. Temos de dar continuidade à confecção de bons pratos durante todo o ano. É muito importante juntar à gastronomia outras atracções, porque as pessoas que vêm de mais longe não viajam apenas para comer.»
Rui Cerveira, do restaurante «O Lei», do Sabugal, também gostou da actividade. «Dou os parabéns à Câmara Municipal, porque a iniciativa correu muito bem, com muita gente a vir aqui de propósito para saborear as ementas tradicionais», disse-nos o empresário. Dentre os pratos com maior saída, destaca o bucho com grelos, a vitela à moda do Sabugal e o arroz de lebre.
Pela reacção dos proprietários dos restaurantes, a iniciativa valeu a pena e todos defendem a sua continuidade. Os Roteiros Gastronómicos parecem ser uma aposta ganha, e todos ficam à espera da próxima edição.
plb
Leave a Reply