• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Arroz com Todos • Espanha • Nacional / Internacional  /  Iberismo Nunca!
03 Fevereiro 2010

Iberismo Nunca!

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
Arroz com Todos, Espanha, Nacional / Internacional camões, castela, cristóvão colombo, eduardo lourenço, ibéria, lobo antunes, mendez pelayo, miguel de unamuno, miguel torga, ortega y gasset, saramago 13 Comentários

Em Portugal, o dia da «raça» era a 10 de Junho, dia de Camões, enquanto em Espanha era a 12 de Outubro, dia em que Colombo descobriu a América. Isto resume a diferença de identidade entre os dois países. Têm histórias paralelas (reconquista e descobrimentos), mas nunca concordantes. Como escreveu Eugénio Pontes «Portugal e Espanha são noções paralelas e as paralelas só se encontram no infinito».

Península Ibérica

João ValenteUma coisa é a cooperação transfronteiriça, outra a integração cultural, ou política, que são impossíveis, quando a própria Espanha, maugrado o poder centrípeto de Castela, não conseguiu sequer extinguir o carácter das nacionalidades Galega, Catalã e Basca. A nação Espanhola nem sequer existe!
Como dizia Mendez Pelayo, «um povo novo pode improvisar tudo, até a cultura intelectual. Um povo velho não pode renunciar à sua sem extinguir a parte mais nobre da sua vida e cair numa segunda infância muito próxima da imbecilidade senil».
Neste sentido era mais fácil a Galiza integrar-se em Portugal com o qual tem afinidades culturais, históricas e linguísticas, do que Portugal unir-se com a Espanha.
É certo que o Iberismo de que agora se fala já não é o primário da «Castela Una» de Filipe II, do Conde Duque de Olivares, ou de Franco, mas ainda é o intelectual e romântico de Gasset, Unamuno, Pascoais, Junqueiro e Oliveira Martins, que embora sendo espiritual, ainda vê Castela como referência geográfica da alma da consciência ibérica (leia-se a este propósito, Espanha Invertebrada de Ortega Y Gasset).
É certo que personalidades portuguesas como Antero de Quental, Fernando Pessoa, Ana de Castro Osório, Latino Coelho, Sampaio Bruno, Teófilo Braga, e mais recentemente Miguel Torga, Fernando Lopes-Graça, António Lobo Antunes, Eduardo Lourenço, José Saramago, manifestaram simpatia pela união ibérica. E em Espanha, o filósofo e poeta madrileno OrtegaY Gasset, o filósofo Basco Miguel de Unamuno, o poeta e filósofo catalão Joan Maragall, o lusófilo Ignasi Ribera i Rovira e Francesc Pi i Margall, presidente da Primeira República Espanhola, em 1873 defenderam a união ibérica.
Unamuno, Ribera i Rovira, Maragall e Antero viam essa união a três – Catalunha, Castela e Portugal, esquecendo o País basco e a Galiza.
Fernando Pessoa chegou a delinear uma confederação de nações ibéricas em que a Galiza embora autónoma de Castela se integraria em Portugal; Teófilo Braga planificou as bases de uma Federação Ibérica, dentro da qual a Espanha teria de aceitar ser uma República e dividir-se em estados autónomos aos quais Portugal se juntaria. Lisboa seria a capital dessa Federação Ibérica. Coisa que nem Felipe II, tendo oportunidade histórica, fez.
O sistema político geralmente aceite era o de uma Federação de estados autónomos, com centros de decisão comuns – a política externa, por exemplo.
Na década de sessenta do século passado, o escritor catalão Agustì Calvet i Pasqual, defendia que «poucas vezes a insensatez humana terá estabelecido uma divisão mais falsa» (do que a das fronteiras peninsulares) «nem a geografia, nem a etnografia nem a economia justificam esta brutal mutilação de um território único».
A língua, o saudosismo, a indolência, são características psicossomáticas próprias da alma portuguesa. Falsa seria a união; não a divisão que existe.
Mais recentemente ainda, o escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte, defendeu a existência de uma Ibéria, um país único, porque, na sua opinião, é «um absurdo» que Portugal e Espanha vivam «tão desconhecidos um do outro», devendo a Espanha a absorver Portugal.
Em entrevista concedida ao Diário de Notícias em Julho de 2007, José Saramago defendia a união dos dois países numa Ibéria: «Não vale a pena armar-me em profeta, mas acho que acabaremos por integrar-nos.»
O Iberismo Espanhol tem a mesma força centrípeta e castradora que Castela vem exercendo desde o século XIII, absorvendo e aniquilando paulatinamente as várias nacionalidades do território Espanhol. Continua expansionista, como no século XVI e XVII e é fruto do romanismo e das tentações de grandeza de vários intelectuais, quer de um lado, quer do outro da fronteira.
Os exemplos da Galiza, da Catalunha e do País Basco são reveladores, porque ainda são nações submetidas e aculturadas, lutando pela afirmação das respectivas autonomias face à hegemonia de Castela.
Tudo aquilo que nós, os Portugueses que amam o seu país, não queremos que nos aconteça.
Este Iberismo é por isso contrário à ideia de Portugal.
Gosto de Espanha. Gosto mais ainda das espanholas; mas nunca me passaria pela cabeça ser espanhol!
Confraternizemos, sejamos bons vizinhos, cooperemos sem preconceito em tudo o que for do interesse comum; mas que cada um com a sua casa.
Arriba Espanha! Portugal sempre!
«Arroz com Todos», opinião de João Valente

joaovalenteadvogado@gmail.com

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Imagem da Semana – Sabugal nos finais do séc. XIX
Artigo Seguinte   Batida à raposa em Ruivós

Artigos relacionados

  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)

    Sexta-feira, 15 Janeiro, 2021
  • Orçamento de 25 milhões de euros para 2021 no Sabugal

    Quarta-feira, 13 Janeiro, 2021
  • Presépio do Sabugal regista 9300 visitantes

    Terça-feira, 12 Janeiro, 2021

13 Comments

  1. Avatar david Responder a david
    Quinta-feira, 7 Fevereiro, 2013 às 7:00

    Desaparecer, sendo absorvidos por Espanha, como solucao para sobreviver parece-me no minino contraditorio. Ja fomos grandes sozinhos, e so voltaremos a ser aquilo que ja fomos quando crescermos outra vez.

    VIVA PORTUGAL

  2. Avatar Antonio André Responder a Antonio
    Segunda-feira, 8 Fevereiro, 2010 às 12:58

    Como português de gema, com quilha e cavername construída em terras da raia, embora navegando por mares e marés açorianas, não me posso esquecer que somos fruto de uma prenda de casamento e dos caprichos e vontade de poder do tal D. Afonso, pela graça de Deus Rei de Portugal- dizia ele- e mais tarde das artimanhas alcanicences do D. Dinis.
    Bem ou mal o país aconteceu.
    Mais importante que a discussão da união política e administrativa será a constatação da existência duma sã vivência em comum como bons irmãos que realmente são, de onde ambos os países sairão fortalecidos. Sim, é a Espanha que é nossa irmã e não o Brasil. Alguém tem dúvidas?
    Viva Portugal e Viva Espanha!
    Abraços raianos deste lado do canal, que é o mar que nos une e separa.
    António André

  3. Fernando Lopes fernando lopes Responder a fernando
    Quinta-feira, 4 Fevereiro, 2010 às 3:05

    Precisamente para a tornarem mais fraca!
    Dividir para reinar…

    O iberismo já existe!Simplesmente de forma disfarçada. E esses arrufos, não sei se patrióticos se nacionalistas,não passam de hipocrisia. Económicamente está patente, no tgv, vê-se, na politica, nota-se… e por aí adiante!
    E nós, os arraianos, há muito tempo que o praticamos!E a única razão é simples: sobrevivência!
    Eu sou a favor de uma Europa das regiões.

    • Avatar joao valente Responder a joao
      Quinta-feira, 4 Fevereiro, 2010 às 12:22

      E o que fazemos aos países?

      • Avatar kim tomé Responder a kim
        Sábado, 6 Fevereiro, 2010 às 16:23

        O Poder Corrompe. E o Poder Absoluto Corrompe Absolutamente.
        (Lord Acton, em carta ao Bispo M.Creighton, 1887)
        O problema é que distancia a que está o poder é tão grande que o torna insensível e absolutamente inatingível.

  4. João Aristides Duarte João Duarte Responder a João
    Quarta-feira, 3 Fevereiro, 2010 às 19:19

    Se a união faz a força, porque foi que a Alemanha e mais países europeus apoiaram tão vivamente a implosão da Jugoslávia?

    • Avatar joao valente Responder a joao
      Quinta-feira, 4 Fevereiro, 2010 às 3:52

      Talvez pela mesma razão com que Bismarck apoiou a implantação da primeira república francesa… Para ter um vizinho fraco.

  5. Avatar kim tomé Responder a kim
    Quarta-feira, 3 Fevereiro, 2010 às 19:05

    Até gostava que na diversidade pudéssemos encontrar uma união Ibérica.
    As espanholas são fixes, aí estamos de acordo 🙂

    • Avatar joao valente Responder a joao
      Quarta-feira, 3 Fevereiro, 2010 às 19:13

      my gustan las muchachas guapas!

  6. Avatar carlos rito Responder a carlos
    Quarta-feira, 3 Fevereiro, 2010 às 18:07

    a uniao faz a força

    • Avatar joao valente Responder a joao
      Quarta-feira, 3 Fevereiro, 2010 às 19:12

      Força para quê? Para invadirmos a Inglaterra com outra invencível armada?

  7. Avatar António Emídio Responder a António
    Quarta-feira, 3 Fevereiro, 2010 às 12:03

    Joao Valente:

    A coisa para mim mais detestável, e que me aborreceria solenemente, era ter como Chefe de Estado, alguém não eleito pelo povo, mas sim posto a governar por um ditador, refiro-me a D. Juan Carlos I de Borbón, que deve o trono a Franco.

    Do Iberismo são que eu gostava, era o de uma Confederação Ibérica de Nacionalidades, mas Repúblicanas. O que é isto? Portugueses, Galegos, Bascos, Catalâes etc, independentes, mas unidos nesta Peninsula que é o nosso berço, sem um tutor expansionista e estranho a qualquer das nossas linguas e cultura.

    • Avatar joao valente Responder a joao
      Quarta-feira, 3 Fevereiro, 2010 às 16:29

      O mais irónico é que o iberismo surgiu em Espanha como movimento reivindicativo das várias autonomias, perante o centralismo de Castela. Unamuno defendia o nacionalismo do povo Basco (que ele caracterizou num magnífico ensaio, como de poucas falas e gesto largo) e o poeta e filósofo catalão Joan Maragall defendia o nacionalismo Catalão. O Iberismo Espanhol nasceu mais de uma reivindicação e igualdade de estatuto dos povos Basco Catalão e Galego em relação a Castela La Mancha, enquadrados numa federação ou confederação ibérica. Agora parece que assume um sentido diferente… que é o da completa independência desses povos. António Sardinha, penso que num artigo da revista Àguia, defendia antes um pan-iberismo, que englobava a pan-lusofonia e uma pan-hispanidade. Simpatizo mais com esta ideia.

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5156 days ago

SONDAGEM – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Portugal tem condições de saúde para a realização das Eleições Presidenciais?

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...

SONDAGEM – CANDIDATOS

Eleição para Presidente da República

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...
  • Polls Archive
Permitido aos leitores um voto a cada 60 minutos.

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Este menir é meu!
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)
  • Primeira Página (16.01.2021)
  • Quarta Feira – a origem do nome
  • Território dos Cinco elementos (7)
  • Aldeia da Ponte – património religioso
  • Um encontro inesperado
  • O buracão do Dirão - Parte I
  • Grande entrevista com... Ana Isabel Charters
  • Um bom mote para o nosso concelho (9)

Comentários recentes

  • José Carlos Mendes em Este menir é meu!
  • Rosa em Casteleiro – a Quinta de Santo Amaro
  • José Geraldes em Um encontro inesperado
  • Alexandra Mendes em Um encontro inesperado
  • Fernando Capelo. em Estranha realidade

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • José Carlos Lages
    Downloads e cinema José Carlos Lages Segunda-feira, 22 Junho, 2009
  • leitaobatista
    Os bens das igrejas da Cerdeira leitaobatista Domingo, 25 Março, 2018
  • leitaobatista
    Os amigos de Petrarca leitaobatista Domingo, 20 Janeiro, 2019
  • Franklim Costa Braga
    O Senhor Diz Franklim Costa Braga Sexta-feira, 3 Março, 2017
  • José Carlos Lages
    Feira em Manteigas durante o Carnaval José Carlos Lages Segunda-feira, 21 Janeiro, 2008

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Fevereiro 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« Jan   Mar »

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.000.141 hits

Blog Stats

  • 3.000.141 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.