• O Primeiro…
  • A Cidade e as Terras
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro…
  • A Cidade e as Terras
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Belmonte • Contraponto • Sabugal  /  Belmonte «rouba» sonho ao Sabugal
18 Janeiro 2010

Belmonte «rouba» sonho ao Sabugal

Por leitaobatista
Belmonte, Contraponto, Sabugal antónio robalo, parque temático 12 Comentários

Caria, no concelho de Belmonte, vai ter um parque temático sobre a Lusitânia, o que pode deitar por terra o desejo expresso do presidente da Câmara do Sabugal, António Robalo, que declarou sonhar com esse mesmo projecto para o seu concelho.

História do Sabugal«O Homem sonha e a obra nasce», escreveu António Robalo no seu programa de acção apresentado aos eleitores na última campanha autárquica. E vai daí, revelou o que lhe ia na alma: «Sonhamos e perseguimos a instalação no concelho de um Parque Temático com atractividade internacional. Já há alguns contactos desenvolvidos. Esperamos conseguir.»

Isso não era de todo novidade, uma vez que o sonho já tinha autor e fora revelado no Capeia Arraiana pelo nosso ilustre colaborador, e depois também candidato do PSD, neste caso à Assembleia Municipal, José Robalo. Veja… (Aqui.)

A ideia seria instalar um parque de diversões que atraísse gente de todo o mundo, numa espécie de Disneyland de Paris ou Isla Magica de Sevilha.

Pensando em grande, como é apanágio dos políticos do Sabugal, a ideia aí estava, primeiro para colher votos e depois para analisar com tempo, para um dia porventura decidir.

Mas enquanto uns sonham, esperando que por artes mágicas a obra nasça, outros agem, e a obra aparece mais depressa.

Segundo notícia veiculada pela agência Lusa, um casal de empresários pretende criar em Caria «um parque temático sobre a Lusitânia, em que Viriato será um dos heróis em destaque». Os investidores são Rui e Vera Chumbinho que vieram de Lisboa para o interior do país, dispostos a tornar realidade esse projecto.

Cascais Mágico é o nome da empresa que está já a trabalhar na implantação do parque. Um antigo edifício da vila foi transformado em espaço de turismo rural, e as próximas etapas são a edificação de um centro hípico, já com obras em curso, e a construção do «Lusitânia Parque» num terreno com três hectares, a poucos quilómetros de Caria. O Parque Temático apostará nas diversões para os mais novos, mas também pretende garantir uma acção pedagógica, ao mostrar a história de Portugal desde os primórdios. «Queremos criar circuitos para quem nos visita: um parque temático que se baseie nos castros lusitanos ancestrais, porque era a forma de reunião e de vida em sociedade que existia na altura», explicou Rui Chumbinho à Lusa.

Uma dúvida nos fica porém: a ideia que agora está a ser colocada em prática é antiga, ou terá o casal lido o programa eleitoral do PSD do Sabugal e dali «roubado» a sugestão, ou melhor, o sonho, de António Robalo?

:: ::
«Contraponto», opinião de Paulo Leitão Batista

:: ::

Partilhar:

  • WhatsApp
  • Tweet
  • Email
  • Print
leitaobatista

Origens: Sabugal :: :: Crónica: Contraponto :: ::

 Artigo Anterior Cortejo de Oferendas em 1947 – Soito
Artigo Seguinte   Manuel António Pina – Ciclo na Guarda

Artigos relacionados

  • A esperteza de um cura

    Domingo, 1 Dezembro, 2019
  • Caça à baleia e o enterro nos Açores

    Domingo, 24 Novembro, 2019
  • Paulo Leitão Batista - Contraponto - © Capeia Arraiana (orelha)

    Medidas de dinamização do interior

    Terça-feira, 19 Novembro, 2019

12 Comments

  1. Vera Chumbinho Responder
    Quarta-feira, 20 Janeiro, 2010 às 1:21

    No seguimento do vosso artigo, publicado no blogue Capeia Arraiana e, pelo facto de acharmos que deveriam de se ter informado previamente antes do titulo anunciado, vimos por este meio informá-los do seguinte:

    – O projecto Lusitani Park (Aldeia Histórica do Mundo Português), foi criado por Rui Chumbinho e Vera Chumbinho em Outubro de 2006, com o apoio da agência DNA Cascais;
    – Em Março de 2007 foi galardoado com o prémio de empreendorismo nacional do IAPMEI;
    – Em Maio de 2009 foi aceite pela Câmara Municipal de Belmonte um Pedido de Viabilidade para a construção do mesmo na Freguesia de Caria.

    Desconhecemos qualquer projecto apresentado no concelho do Sabugal, mas pensamos que nenhum inviabiliza o outro.
    Felicitamos qualquer projecto idêntico ao nosso, que traga mais-valias para o Interior.

    Com os melhores cumprimentos,

    Vera Cardoso Chumbinho

    Passado de Pedra, Turismo Rural no Coração de Portugal.

  2. Ramiro Matos Responder
    Terça-feira, 19 Janeiro, 2010 às 16:28

    Neste momento não sei se a novidade se vai concretizar, isto é, se há condições para o êxito financeiro de um Parque Temático em Caria, e se as intenções vão passar do papel à prática.

    Se tal acontecer, será bom para Belmonte, mas será igualmente bom para a Beira Interior.

    E seria ainda melhor para o Sabugal se já estivéssemos a negociar com a Administração Central o reperfilamento da estrada que nos liga à A23 em Caria, criando variantes ao atravessamento de Santo Estêvão, Terreiro das Bruxas e do Casteleiro e melhorando o perfil de toda a estrada…

    Ramiro Matos

  3. joao valente Responder
    Terça-feira, 19 Janeiro, 2010 às 11:13

    Se o projecto vai para Belmonte, ainda bem. Assim temos oportunidade de fazer coisas melhores… Cada adversidade também é uma janela de novas oportunidades.

  4. Zé da Esquina Responder
    Terça-feira, 19 Janeiro, 2010 às 9:46

    Mais uma vez… deixamo-nos bater pelos “vizinhos”.
    É esse o espírito. Já agora entreguem também a câmara e o concelho todo aos nossos vizinhos de Ciudad Rodrigo… É o que falta…
    Não se vive de idéias, nem de ar, é preciso ter garras (para não referir outra coisa), não é a mandar umas “idéias” para o ar, e esperar que caiam.
    Cada vez mais pondero em ir-me embora eu também… e quem sabe, o concelho de Belmonte não seja um bom destino… até nisso tenho vantagens no IMT e no IRS…

  5. A Gomes Responder
    Terça-feira, 19 Janeiro, 2010 às 0:47

    O sonho vai continuar enquanto os outros vão realizando e de sonho em sonho o sonolência vai acentuar-se . . . pobre Sabugal.

  6. jose morgado Responder
    Segunda-feira, 18 Janeiro, 2010 às 23:12

    Em Outuro passado, quando visitei os Foios o Zé Manel mostrou-me o local onde iria ser instalado um Parque Tematico, emprendimento particular , que iria beneficiar toda a zona raiana.
    Por outro lado assisti ao lançamento do livro «LUSITANOS-No Tempo de Viriato,» do meu conterraneo e amigo Prof. Dr. João Luis Inês Vaz.
    Julgo que não é por aquele casal que se vai instalar de armas e bagagens em Caria, com um projecto em mãos, que nós vamos ficar de mãos atadas.
    Pelo contrario, é de louvar que mais pessoas invistam na grande zona da Beira Interior e se nós não temos possibilidades ou empresários á altura , se os nossos vizinhos se “chegam á frente”ainda bem, nem que sejam os nossos “ermanos”
    No Sabugal, de que tenha conhecimento, o empresário que de armas e bagagens,se instalou no Largo do Castelo, vindo do exterior cosmopolitica é o proprietário do BARDO e infelizmente para alguns, parece que cometeu um crime de lesa Pátria.
    Que exemplos destes venham ás resmas, para o Sabugal, para Penamacor,para Belmonte e para todos os concelhos limitrofes. Deixemo-nos de “vistas curtas”O que faz falta nesta região, não é só falta de apoio público é principalmente falta de empreendedorismo e coragem para assumir riscos. Só conseguiremos fixar populaçoes, se criarmos condições de sobrevivência e estas condições não caiem sempre do céu.Às vezes nem parecemos ser filhos de contrabandistas , que conviviam dia a dia com riscos muito maiores!

  7. joaobill Responder
    Segunda-feira, 18 Janeiro, 2010 às 22:54

    pensava que o projecto era do presidente da camara de belmonte!
    afinal o projecto vem de cascais.

  8. José Robalo Responder
    Segunda-feira, 18 Janeiro, 2010 às 22:19

    Quando escrevemos e somos responsáveis por um projecto como este “Capeia Arraiana”, devemos obrigação à verdade e respeito aos leitores. Assim e em primeiro lugar, quero deixar claro que apesar de ter contribuido para a afirmação deste projecto, já não sou colaborador do Capeia Arraiana, por vontade própria.
    Por outro lado e com toda a modéstia, ideias e projectos de desenvolvimento para o concelho e região não é coisa que me falte, sendo certo que nunca as registei ou patenteei, pelo que estão livres no comércio jurídico, como uma “res nullius”.
    É com enorme prazer e sem qualquer inveja, porque sou mentalmente saudável, que cumprimento estes empresários a quem desejo muita sorte no seu projecto, porque o desenvolvimento do território se faz de forma integrada e estou plenamente convencido que este projecto irá abrir oportunidades de criar riqueza para o Sabugal.
    Finalmente subrepticiamente parece-me que estão a querer deixar entender que o Presidente António Robalo está desatento e que deixou fugir mais um sonho. Não é verdade. Das conversas que vou tendo com ele, porque como irmão sou o seu primeiro apoiante, sei que esse projecto está presente no seu espírito e que existem contactos com alguns empresários no sentido de implantar no Sabugal um parque temático, com atractividade.

    • joao valente Responder
      Quarta-feira, 20 Janeiro, 2010 às 19:06

      ninguém rouba uma “res nulius”, não é?

  9. joao valente Responder
    Segunda-feira, 18 Janeiro, 2010 às 19:17

    Não é nenhuma tragédia… Eles brincam aos Lusitanos e nós aos romanos, e pronto!

  10. Jorge Clemente Responder
    Segunda-feira, 18 Janeiro, 2010 às 18:27

    Isto já parece a esfera do Futebol… o Sabugal é o Benfica e Belmonte é o Porto, ou seja o Benfica anuncia com bastante antecedência e em Praça pública quem vai contratar e o Porto acaba por ir contratar esses mesmos jogadores!! Mas às vezes engana-se como no caso mais recente Falcão-Saviola, oxalá que lhe saia o tiro pela colàtera aos Belmontenses, caso contràrio o Eng. Robalo acaba de dar um tiro no seu próprio pé.

  11. joao careca Responder
    Segunda-feira, 18 Janeiro, 2010 às 17:49

    Pois em quanto uns sonham outros trabalham, é por estas e outras e que o conselho do Sabugal cada vez tem menos gente e mais abandonado, se repararem bem este conselho não tem nada de industria e o muito que tem de turismo não esta aproveitado…. O sabugal nao é só a cidade, é todo o conselho

Leave a Reply Cancel reply

Social Media

  • Conectar-se no Facebook
  • Conectar-se no Twitter

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2022. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
 

Loading Comments...