Continuando a divulgar as ofertas turísticas em habitação rural do concelho do Sabugal, começo por agradecer o comentário de Maria de Lurdes Matos, por referir a existência de mais duas casas de turismo em espaço rural, de sua propriedade, em Sortelha, a saber…
CASA DA LAGARIÇA – Construção do Século XVIII situada na Calçada de Santo Antão, em Sortelha. Com este nome por ter existido no seu interior, uma lagariça (depósito em pedra, para esmagar e fermentar as uvas). Dispõe de 3 quartos, 2 de casal e um duplo, sala com sofá-cama, lareira, cozinha equipada e duas casas de banho, tendo capacidade portanto para oito pessoas.
CASA DA CALÇADA – Reconstruída e adaptada de um antigo palheiro, dispõe de 2 quartos de casal, 1 casa de banho, 1 sala de estar, lareira e cozinha equipada.
LAPA DO VIRIATO – Finalmente, em Sortelha, há ainda esta pequena casa recuperada para o turismo rural, com utilização de materiais locais, mas com modernos equipamentos, para lhe dar maior conforto. Compõe-se de 1 quarto/sala, lareira e casa de banho.
QUINTA DO ALEXANDRE – É uma casa de campo inserida, numa área de 16 hectares à saída do Sabugal (cerca de três quilómetros) Possui vários quartos de casal, 4 casa de banho, aquecimento central, salão com 70 metros quadrados, com lareira, sala de jantar, cozinha equipada com salamandra, 1 forno a lenha, solário, parque infantil e terraço com vistas para a cidade do Sabugal.
CASA DO MANEGO – Situada em Quadrazais, a moradia, foi recuperada para turismo rural, mantendo as características tradicionais, respeitando o traçado antigo. Compõe-se de uma sala/cozinha, toda equipada e com lareira, duas suites, quarto de casal e quarto duplo, duas casas de banho de utilização geral e três casas de banho privativas.
CASA TORGA – Situada em Aldeia Velha, eram três pequenas moradias tradicionais que foram adaptadas a turismo rural, respeitando ao máximo o traçado antigo. Compõem-se no rés-do-chão de duas divisões independentes, uma suite, com casa de banho privativa, sala de estar com sofá-cama e noutra divisão, possui um quarto de casal com casa de banho privativa. No 1.º piso tem uma sala de estar e três quartos, um de casal e dois duplos, todos com casa de banho privativa.
CASA DO TEAR – Situada na Arrifana do Côa, a casa foi recuperada para turismo rural e corresponde ao restauro de tês pequenas moradias tradicionais. No rés-do-chão possui tês quartos de casal, um deles com casa de banho privativa e os outros com casa de banho geral.
CASA DO ALTO DO FORTE – Situada na vila do Soito, é uma casa tradicional, com mais de um século,cuja recuperação para turismo rural, respeitou o espaço onde se insere, zona nobre do Forte do Soito e interiormente com todos os ingredientes que fazem parte do conforto contemporâneo. Com capacidade instalada para quatro pessoas (T2 com 150 metros quadrados), o rés-do-chão tem uma sala, cozinha e casa de banho, pequena biblioteca, mini-bar, lareira e aquecimento central. No 1.º andar tem dois quartos de casal e casa de banho privativas. Constou-me que o seu actual proprietário a pôs à venda, desconhecendo se está ou não desactivada.
:: :: :: :: ::
BTL 2010 – Feira Internacional de Turismo – Decorre de 13 a 17 do corrente mês de Janeiro a Feira Internacional de Turismo (BTL 2010), para os profissionais de 13 a 15 inclusive e para o público no dia 16 das 10 às 23 horas e no dia 17 das 10 às 20 horas. Tive conhecimento que, desta vez, o Sabugal, estará bem representado, pela sua Câmara, ADES, «Sabugal+» e empresários que a eles se associam.
Lanço daqui um repto, para que estas casas rurais, por muitos desconhecidas, que dentro das suas possibilidades se associem também à iniciativa da Câmara.
«Vale sempre a pena, quando a alma não é pequena. Força até Almeida», desculpem até à BTL em Lisboa.
:: ::
«Terras entre o Côa e a Raia», opinião de José Morgado
A BTL /2010, está aberta ao publico em geral, este sabado e domingo, terminando pelas 18h00, deste último dia.
Considerando que além do turismo em espaço rural que confinei, ainda, sómente ao concelho do Sabugal, antecipo-me, enumerando outros espaços existentes na Beira Interior e Sul e região demarcada da Serra da Estrêla, pois alguns deles estão muito bem representados nesta BTL e na anterior.
Assim os visitantes e leitores deste Blogue, ficarão com uma listagem, ainda que imcompleta, das casas de turismo rural das redondezas.
A saber:
Ainda no Sabugal a Casa Vilar Maior na freguesia do mesmo nome.
Na Beira Interior Norte:
-Quinta da Ponte (Guarda)
-Quinta do Pinheiro (Cavadouce-Guarda)
-Casa da Fonte da Lameira (Forninhos-Guarda)
-Casa de S. Pedro(Linhares da Beira)
-Casa do Brigadeiro (Lageosa do Mondego)
-Casa do Baldo (Figueira de c. Rodrigo)
-Casa do Pero Martins (Figueira de C. Rodrigo)
-Casa do Pátio da Figueira (Almeida)
-Casa dos Osórios (Celorico)
-Quinta de S. José (Aldeia Viçosa-Guarda)
-Solar de Alarcão-Guarda)
-Casa do Côro (Mêda)
-Solar de Longroiva-Mêda)
-Csa do Redondo( Rabaçal-Mêda)
Na Beira Interior Sul:
-Albergue do Bonjardim
-Casa da Figueira Grande (S. do Carmo-Covilhã)
-Casa do Barreiro (Alpedrinha)
-Casa do Capitão-Mor(Vila de Rei)
-Quinta do Ouriço (Castelo Novo-Fundão)
Casa dos Azulejos(Vila de Rei)
-Casa dos Maias (Fundão)
-Quinta do Sangrinhal (Boidobra-Covilhã)
Na Serra da Estrêla:
-Casa Grande (Paços da Serra-Gouveia)
-Casa da Queijeira (Torrozelo-Seia)
-Casa das Tílias (S. Romão-Seia)
-Casa do Toural(Gouveia)
-Quinta das Adegas (Nabaínhos-Melo-Gouveia)
-Solar das Oliveiras (Girabolhos-V.N.de Tazem)
-Casa da Capela (Rio Torto-Gouveia)
-Casa da Ponte(Alvoco da Serra)
-Casa da Ribeira (Alvoco da Serra)
-Casa de S. Roque (Manteigas)
-Casas do Cruzeiro(Sabugueiro-Seia)
-Quinta de Tremôa(Nespereira-gouveia)
-Quinta dos Fragas (Manteigas)
Aproveito esta minha estreia, no Capeia Arraiana, para desejar um Bom Ano de 2010 para todos os Sabugalenses.
Aproveito também para informar que em Vilar Maior também existe a possibilidade de usufruir de um espaço de excelência, inserida neste tipo de turismo. Esta instalação designa-se Casa Villar Mayor.
Um abraço.