O Presidente do Município do Sabugal, António Robalo, convocou os quarenta presidentes de Junta de Freguesia para uma reunião de trabalho que teve lugar no Salão Nobre do dito Município. A referida reunião teve início às 16 horas, da passada segunda-feira, dia 7 do corrente mês de Dezembro.

O Presidente António Robalo começou por agradecer a comparência de todos e fez votos para que o mandato que agora se inicia possa ser importante para todo o Município.
Aos novos presidentes de Junta dirigiu também umas palavras de incentivo pedindo-lhes que se aproximem daqueles que já andam no poder local há mais anos e disse-lhes que a presidência do Município estará sempre disposta a colaborar com todos e em todas as situações.
Falou da criação de um serviço de proximidade à população rural, bem como das acções de procedimentos nos mais variados aspectos.
Depois da exposição feita pelo presidente usaram da palavra vários presidentes de Junta e, por fim, foi anunciado, pela Mesa das Juntas, que no mês de Janeiro, provavelmente num sábado, realizar-se-à um colóquio, no auditório municipal, onde estarão algumas personalidades para poderem falar dos variadíssimos projectos de que tanto se fala e dos quais tão pouco se vê.
Pretende-se um esclarecimento claro e exaustivo de modo a que possamos ir buscar algumas migalhas já que a fatias sabemos não ter direito. Pretende-se divulgação, trabalho, organização e justiça.
O concelho do Sabugal tem pernas para andar. Empenhemo-nos todos e ao fim dos quatro anos veremos os resultados. Assim seja.
Os presidentes de Junta não pretendem ser os criados das Câmaras para apenas afixarem os editais, passarem as mais diversas informações e as licenças dos cães. É necessário e conveniente reconhecer que o poder local não se esgota nas Câmaras Municipais. O poder local deve ser extensivo às Juntas de Freguesia na sua plenitude. Só com a descentralização de poderes, responsabilidades e competência se poderá dignificar o poder local. Sem dinheiro, não há poder, entusiasmo e vontade de trabalhar.
O presidente Robalo referiu várias vezes as delegações de competências desde que assumidas de uma forma séria e responsável. Venham as delegações de competências e os presidentes de Junta saberão assumir as suas responsabilidades. Para que tudo corra bem, como se deseja, é necessário e conveniente que o Município disponibilize os técnicos que serão sempre o suporte de um trabalho que se pretende sério útil e pedagógico.
Finalmente pretendo felicitar o Sr. Presidente António Robalo pela iniciativa e é de todo conveniente que essas reuniões de trabalho aconteçam com alguma frequência. É que poder local local somos todos.
:: ::
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos
(Presidente da Junta de Freguesia dos Fóios)
Foi preciso ler no Diário de Coimbra que a Ana Manso tinha sido derrotada…
O Capeia devia ter dado a notícia em primeira-mão…
Passou despercebido?