Breve História dos Judeus em Portugal

O historiador Jorge Martins apresenta este sábado, 17 de Outubro, pelas 15.00 horas, na Casa do Castelo, no Sabugal, o seu livro «Breve História dos Judeus em Portugal». Esta sessão constituirá uma oportunidade para juntar vontades para proporcionar o estudo e divulgação da eventual validação da Arca Sagrada ali existente, assim como o lançamento das bases de um roteiro judaico do Sabugal.

Local Visão Tv - Guarda

[vodpod id=Groupvideo.3652655&w=425&h=350&fv=]

O Capeia Arraiana, a LocalVisãoTv e a Rádio Caria associam-se como media partners a esta iniciativa da Casa do Castelo e do cibercafé «O Bardo». Esta sexta-feira poderá conhecer um pouco melhor o historiador no «À fala com… Jorge Martins», aqui, no seu Capeia Arraiana.
jcl

4 Responses to Breve História dos Judeus em Portugal

  1. Jorge Clemente diz:

    Quero aproveitar este espaço para dar um abraço ao Prof. Jorge Martins, ele que foi meu Prof. de História no Ensino Nocturno na Escola Sec. Bramcaamp Freire no Ano lectivo 1997/98.
    À parte de ser um grande Historiador, é um Professor exemplar, daqueles que nos meus 12 Anos de escolaridade encontrei 2 ou 3 como ele, é pena! Com ele não havia insucesso escolar: programou e organizou visitas de estudo a locais que eu nunca pensei de existirem em Portugal, assim sendo conseguiu cativar os alunos através de fórmulas e métodos que estão ao alcance de qualquer Prof., de baixo custo económico, mas que só alguns os utilizam… é pena.
    Para terminar, vou transcrever uma frase dele que ainda hoje não a esqueci: «(…) prefiro andar um Ano lectivo inteiro e só conseguir dar meia-dúzia de páginas do livro, mas que fiquem a sabê-las bem sabidas, do que dar o livro todo só para cumprir programa, e chegarem ao fim do Ano sem saberem uma página de História!»
    Se não se recordar de mim, sou aquele ex-aluno em que o Prof. me acusava de ser fascista… mas que na realidade não sou! Um abraço.

    • Caro Jorge Clemente.
      Obrigado pelas suas palavras. Na verdade, não me lembro de si, até porque, se lhe chamei “fascista”, não terá sido a sério, pois não esqueceria o facto.
      Talvez com uma foto, possa recordar-me.
      Abraço,
      Jorge Martins

  2. Rui Tavares Soares diz:

    Caro Sr. Prof Jorge Martins:

    Apesar de morar no Brasil há muitos anos- sou covilhanense- e nem por isso me distanciei do nosso País e da nossa História, muito pelo contrário acho que a distância me leva cada vez mais para perto. BREVE HISTORIA DOS JUDEUS EM PORTUGAL que o senhor muito sàbiamente e com certeza com muito trabalho de pesquisa soube explicitar neste livro me aclarou muitas dúvidas sobre o assunto que sempre foi de meu interesse ; tinha-as desde a época em que era morador em Portugal e eu, nunca consegui aclarar embora já se falasse alguma coisa, muito modestamente, sobre o assunto.

    Há poucos dias recebia notícia da Casa do Castelo, da parte da sra Natália Bispo sobre o lançamento deste livro e ela teve a gentileza de mo mandar para o Brasil.
    Parabéns e muito obrigado

    Rui Tavares Soares

  3. Caro Rui tavares Soares,
    Peço desculpa por só agora lhe responder, mas não voltei mais a estes comentários e não li o seu.
    Obrigado pelas suas palavras gentis. Fico feliz por o ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Não tenha receio em contactar-me por e-mail para conversarmos mais, se ainda o entender.
    Abraço do sabugal para o Brasil.

Deixar uma resposta