Incêndio no concelho do Sabugal – RTP

[vodpod id=ExternalVideo.867010&w=425&h=350&fv=image%3Dhttp%3A%2F%2Fimg.rtp.pt%2Ficm%2Fnoticias%2Fimages%2F17%2F1752f1b80e85706034456baa7de9a44f_N.jpg%26streamer%3Drtmp%3A%2F%2Fvideo2.rtp.pt%2Fflv%2FRTPFiles%26file%3D%2Finformacao%2Fincendiosabugal_39872.flv]

[vodpod id=ExternalVideo.867022&w=425&h=350&fv=image%3Dhttp%3A%2F%2Fimg.rtp.pt%2Ficm%2Fnoticias%2Fimages%2Fe1%2Fe1775961cd54e7c12b33a4bbf8776fc6_N.jpg%26streamer%3Drtmp%3A%2F%2Fvideo2.rtp.pt%2Fflv%2FRTPFiles%26file%3D%2Finformacao%2Fsabugal_39844.flv]

2 Responses to Incêndio no concelho do Sabugal – RTP

  1. Sabugal.raia diz:

    É triste imaginar o meu concelho assim, todo negro e tudo por culpa de algum pirómano que sente prazer em ver o sofrimento dos outros.
    Como podem haver pessoas assim, que não sabem valorizar o belo da natureza? Serão precisas décadas até voltar tudo ao que estava antes.
    Espero que depois do incêndio se possa de alguma maneira reflorestar o munícipio e pelo menos tentar devolver a beleza ao Sabugal.

  2. Sabugalense diz:

    Realmente desolador este cenário negro, onde ardeu um terço do nosso concelho, onde andámos sozinhos sem ajuda dos bombeiros, a combater o fogo que nos levava tudo, sem meios, apenas com determinação, pás e giestas, tentando de algum modo salvar o que é nosso e ao mesmo tempo de todos.
    É revoltante ouvir dizer os populares: “onde estão os bombeiros?”, e saber que este comentário de gente aflita, que lhe via arder o sustento e chegar o fogo ás casas, se repetia por todas as aldeias atingidas pelo incêndio, quando nos meios de comunicação social desfilavam viaturas e bombeiros apenas para inglês ver, e que se amontoavam nas estradas à espera que o fogo chegasse!
    E ainda vêm falar da falta de acessos!!!! Por favor não nos façam rir, que o assunto é sério!!! Bons acessos é coisa que não faltavam em vários sítios, e mesmo assim o incêndio progrediu, avançou por mato rasteiro, galgou estradas, enfim, sem comentários… E o senhor comandante dos bombeiros voluntários do Sabugal, que estando de férias, nem sequer se dignou a comparecer num incêndio destas proporções, e que depois com desplante vai fazer declarações para o senhor presidente da Républica dum assunto que certamente desconhecia.
    Não se compreende!!!
    Como se não bastasse, veio a público, que as autoridades portuguesas, foram pedir ajuda externa à Comunidade Europeia para combater a calamidade do incêndio, quando este estava praticamente extinto!! POR AMOR DE DEUS, POUPEM-NOS!!! NÃO CONHECIAM OS CONTACTOS ANTES????
    Para quem não sabe existe uma petição sobre a actuação das autoridades competentes no fogo que lavrou do dia 31/08/09 a 2/09/09 a circular pelas aldeias afectadas, que poderão subscrever. Se não servir para responsabilizar a quem de direito, ao menos que sirva para mostrar a nossa indignação perante semelhante tragédia.
    No fim de tudo apenas nos resta um sentimento de impotência, resignação e também satisfação pelo desempenho dos populares, homens e mulheres, que lado a lado combateram talvez o maior incêndio que há memória para muita gente neste concelho, contra um inimigo maior, sem ajuda de quase ninguém (exceptuando os militares, que esses sim, com os escassos meios que tinham, pelo menos viam-se no local a trabalhar! Um muito obrigado ao quartel de Viseu!!!), e apenas descansaram quando esse inimigo sucumbiu ás suas mãos.
    Tenho orgulho em fazer parte desse povo!!!!

Deixar uma resposta