Esta semana celebram-se os 40 anos do mítico festival de Woodstock, um dos maiores eventos musicais do século. Também para os fãs de cinema esta semana fica marcada por outro 40.º aniversário: a estreia de «Inimigo Público», o primeiro filme de Woody Allen.

Foi precisamente no dia 19 de Agosto de 1969, dois dias depois do final de Woodstock, que o primeiro filme realizado pelo neurótico nova-iorquino chegou às salas. Num misto de falso documentário, segue as aventuras de um ladrão com pouca arte e engenho que está sempre a entrar e sair da prisão. Não tem muito a ver com alguns filmes realizados no final dos anos 1970 e 1980, que tornaram Woody Allen mais popular, mas tem alguns gags geniais, como a fuga da prisão numa noite de chuva com uma pistola falsa feita de sabão (já se está a ver o resultado) ou a discussão com o empregado do banco sobre um erro na nota de assalto escrita pelo ladrão azarado.
Foi uma fase em que Woody Allen realizou várias comédias com um humor mais simples, ao contrário do que se viria a passar posteriormente em filmes como Annie Hall, realizado em 1977 e que lhe daria o Óscar de Melhor Filme e Melhor Realizador nesse ano.
Estas primeiras comédias, onde se podem incluir fitas como Bananas, O ABC do Amor ou Nem Guerra, Nem Paz, uma sátira à obra de Tolstoi Guerra e Paz que coloca Woody Allen e Diane Keaton em plenas guerras napoleónicas, estão muito ligadas ao passado do actor/realizador, que começou no stand up comedy. Numa fase posterior, quando o nova-iorquino granjeou algum sucesso virou-se para projectos um pouco mais pessoais, inspirados na obra de Ingmar Bergman, e resultou em filmes que ainda tinham uma ponta de comédia, mas o ambiente já era mais pesado e introspectivo. Aqui se pode incluir até o próprio Manhattan, uma das maiores e mais belas homenagens que o cinema já fez à cidade de Nova Iorque.
Nos últimos anos a carreira de Woody Allen tem vivido aos sobressaltos. Apesar de continuar a estrear uma média de um filme por ano, o seu trabalho tem sido algo irregular, com filmes que ora são muito bons, ora são bastante fracos. O seu último grande ponto alto foi Match Point, o primeiro filmado em Londres e que marcou uma viragem na obra do realizador, pois desde esse magnifico filme, com algumas semelhanças a um filme mais antigo de seu nome Crimes e Escapadelas filmado em 1989, Woody Allen trocou a cidade de sempre pela Europa, filmando primeiro Londres, em Scoop e O Sonho de Cassandra, e depois Barcelona, com Vicky, Cristina, Barcelona.
O seu próximo filme, com estreia prevista para este ano, é Whatever Works, protagonizado por Larry David, o actor da série Calma aí, Larry, representa o regresso a Nova Iorque. Mas já o seu próximo filme, que ainda não tem título, será rodado novamente em Londres, o que poderá levar a especular-se se o comediante deixou de vez a sua paixão por Nova Iorque.
:: ::
«Série B», crónica de Pedro Miguel Fernandes
Leave a Reply