A Beirartesanato (feira de artesanato da Guarda) vai este ano realizar-se no Parque Urbano do Rio Diz, de 11 a 18 de Julho, apostando assim num espaço diferente que poderá potenciar um maior número de visitantes.
Depois de nas últimas duas edições ter decorrido no jardim José de Lemos, no centro da Guarda, a Beirartesanato muda-se para o Parque Urbano do Rio Diz.
Segundo a Organização o espaço no centro da cidade tornou-se pequeno para receber o certame, assim se explicando oficialmente a mudança.
Este ano vai haver um festival gastronómico baseado em ementas típicas, com um restaurante por dia a apresentar-se ao público no decorrer da mostra. No mais a feira, que já vai na sua 19.ª edição, será similar à dos anos anteriores, com stands de venda de produtos diversos, onde assume natural relevo o artesanato da região.
Ao longo das edições o certame tem crescido bastante, transformando-se numa referência da vida da cidade mais alta. Por outro lado, à actividade comercial tem-se somado também o lado cultural, com a junção de iniciativas que tornam a feira mais atractiva.
A Beirartesanato é organizada pelo NERGA (Associação Empresarial da Região da Guarda) e promovida pela Pró-Raia (Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte).
Francisco Gonçalves, artesão da Lomba (Sabugal) vai estar presente na feira: «Recebi um convite do NERGA e outro da Pró-Raia, pelo que corresponderei e conto estar lá a representar o artesanato do concelho do Sabugal», disse-nos o artesão, que considera esta feira como a mais importante do distrito.
plb
Leave a Reply