• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Arroz com Todos  /  Leal Freire e o Estado Novo
01 Julho 2009

Leal Freire e o Estado Novo

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
Arroz com Todos leal freire 9 Comentários

Há dias lançaram-me um desafio para uma crónica sobre as opiniões do Dr. Leal Freire a respeito do Estado Novo; o qual, sendo novo, não tinha novidade alguma, porque era salazarento e bolorento.

João ValenteNão discuto o valor das opiniões do Dr. Leal Freire (de quem curiosamente tive idêntico percurso académico – escola, seminário do Fundão e Direito), porque daria muito pano para mangas e para não sujeitar os leitores à brilhante e previsível contestação, à correspondente réplica e sucessivas tréplicas de ambos.
O que aqui está em causa não é tanto o demérito das convicções do Dr. Leal Freire, mas a razão de ser das mesmas, porque o que motivou o repto é o absurdo delas num homem tão inteligente e culto. Este é pois o objecto deste breve post; não outro.
Mutatis mutantis, a boa impressão que tem o Dr. Leal Freire do regime Salazarista no período longínquo da segunda guerra, lembra-me a analepse temporal que o meu avô Lourenço Martins, nos seus 92 anos de cãs alvíssimas, fez a partir de certa altura da sua vida, regressando às memórias da meia-idade, que foi o período da segunda grande guerra e da exploração do volfrâmio.
A diferença entre Dr. Leal Freire e o meu avô analfabeto sobre a segunda grande guerra diverge apenas pelo grau de instrução de cada um; o Dr. Leal faz uma elaborada análise política, o meu avô reduzia-a aos efeitos na economia familiar.
Esclareço que aquele estádio de regressão do meu avô no tempo foi cada vez mais longe, à medida que envelhecia, a ponto de se alienar completamente do presente.
Na verdura dos meus anos, atribuiu aquela obsessão do meu avô pela segunda grande guerra à senilidade dos seus 92 anos, mas hoje que penso maduramente, vejo que tinha uma causa mais profunda: todos nós à medida que envelhecemos e sentimos aproximar o desenlace natural da vida, somos tomados por uma cada vez maior nostalgia do passado. «Que há saudades nos homens, é evidente; que há homens saudosos não pode negar-se», já o afirmava José Marinho na sua Teoria do Ser e Da Verdade.
Toda a Saudade parte da morte que é por antonomásia a suma ausência. E a partir dela diferenciam-se dois caminhos: Uma promoção que a ultrapasse pela negação do espaço e do tempo futuro; ou retorno, que supere a morte pela fuga ao espaço e ao tempo presente.
O primeiro caminho é o da generalidade da ficção literária e foi seguido por Bernardim Ribeiro, Francisco Manuel de Melo e António Patrício, entre outros.
A Saudade do fim da vida é um exemplo do segundo caminho; um desejo de superação da morte pelo regresso ao passado, dominando o tempo com estados de ausência ao presente em que as lembranças agradáveis do passado dão sentido e consistência aos passos que a Saudade foi gravando sobre a vida.
Foi também este segundo caminho o seguido na Mensagem de Pessoa e obra de Pascoais, os poetas mais genuínos da portugalidade.
É este binómio Lembrança/desejo que caracterizando a Saudade, provoca prazer/dor numa sucessão de momentos diferentes, «um estado de saudade»(Marnos) permanente, nas palavras de Teixeira de Pascoais, que também é válido para as nações antigas e por isso serve para caracterizar a alma portuguesa, como tão bem fez Cunha Leão em O Enigma Português.
A alienação do tempo presente deu-se precisamente, parafraseando o Leal Conselheiro de D. Duarte (o nosso rei – filósofo que estudou a saudade), quando a razão do meu avô se deixou afectar pelo «rijo desejo de voltar ao estado de ausente». Foi também a época mais dolorosa e insensata da vida dele.
Por isso a Saudade, é um fenómeno de sensibilidade; parte do coração e nada tem a ver com a razão; nasce da lembrança do tempo feliz que se viveu e do desejo de regresso a ele, são fenómenos psicológicos e de estado de alma.
«A suydade nom descende de cada uma destas partes (nojo, pezar, desprazer e aborrecimento) mas é um sentido que vem da sensibilidade e não da razão», ainda D. Duarte no Leal Conselheiro.
Ou como dizia Leonardo Coimbra, as saudades «são como pombas de sonho que povoam o nosso entendimento», bastará procurá-las, mesmo que subtilmente, para elas levantarem voo perdendo-se daquele pombal, tão firme no seu ser, como disponível e vazio na sua realidade.
A opinião do Dr. Leal Freire sobre o Estado Novo, explica-se pela mesma Saudade que tinha o meu avô, comum aos homens no fim de vida e que seguem o caminho da fuga ao presente. Possivelmente nem corresponde ao sentimento verdadeiro do Dr. Leal Freire, mas ele nem se apercebe!
É que, segundo Francisco Manuel de Melo, às vezes «a Saudade lembra-nos coisas que antes de ela aparecer nunca amaríamos».
Provindo da Saudade que pertence ao coração, a opinião do Dr. Leal Freire não pode contradizer-se pela lógica. Sentimento e Razão não se tocam…
«E para entender esto não cumpre ler per outros livros, mas cada um considere o seu coração o que já por feitos desvairados tem sentido», ainda D. Duarte no Leal Conselheiro.
Assim, a opinião do Dr. Leal Freire sobre o Estado Novo, é uma extravagância da Saudade que dá aos homens naquela idade. Um derradeiro bater de asas do sonho que lhe povoa o entendimento…
E que podemos nós, contra o infinito intangível do sonho?
«Arroz com Todos», opinião de João Valente

joaovalenteadvogado@gmail.com

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Calendário das Capeias Arraianas de 2009
Artigo Seguinte   Sabugal presente na Feira de Artesanato de Aveiro

Artigos relacionados

  • Serra da Malcata na SIC

    Sábado, 23 Janeiro, 2021
  • Voto antecipado no Sabugal

    Domingo, 17 Janeiro, 2021
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)

    Sexta-feira, 15 Janeiro, 2021

9 Comments

  1. João Aristides Duarte João Duarte Responder a João
    Sexta-feira, 3 Julho, 2009 às 13:26

    Para o Marco antónio: tem toda a razão , mas vá dizer isso a quem escreveu este artigo neste link http://www.cincoquinas.com/index.php?progoption=news&do=shownew&topic=100&newid=1479

  2. Avatar Pedro Pereira Responder a Pedro
    Sexta-feira, 3 Julho, 2009 às 10:26

    Outro erro.

  3. Avatar Pedro Pereira Responder a Pedro
    Quinta-feira, 2 Julho, 2009 às 22:57

    É por este tipo de coisas que me parece errado assumir que tendo mais experiência de vida se pode ter uma visão mais certa e justa do mundo. Nada mais errado. Ser-se mais velho não deve dar estatuto especial no debate de ideias por diversas razões. Uma delas é o do menosprezo da capacidade dos mais velhos, comportamento claramente discriminatório. Na sociedade liberal e da informação em que vivemos, toda a gente tem acesso a informação sem limites. Nos tempos que vivemos não se trata só de querer saber mais, mas também de saber o que fazer com tanta informação. E aí sim, os mais velhos têm mais responsabilidades: reconhecer os erros que foram cometidos e explicá-los para que não o sejam outra vez. Por isso, não me parece legítimo que se sorria com condescendência sobranceira a quem defende coisas como o Estado Novo. Argumente-se!

    • Avatar Marco António Responder a Marco
      Sexta-feira, 3 Julho, 2009 às 3:25

      Há coisas tão evidentes, que nem precisam de ser demonstradas!
      Uma delas é o caracter ditatorial, de sonegação de direitos, liberdades e garantias do regime de Salazar.
      A argumentação sería inútil, por completamente desnecessária…

  4. João Aristides Duarte João Duarte Responder a João
    Quarta-feira, 1 Julho, 2009 às 13:05

    Em tempo:

    Será que o Dr. Leal Freire ofende ou não ofende alguém , quando escreve isto, sem nomear um único nome:
    “Ao contrario de outros que, esses sim, refocilaram na gamela estadual e para estadual, mas que, a vinte e seis de Abril logo correram a declarar-se antifascistas de sempre, embora, funcionários de topo e intelectuais amesendados no SNI.”
    Bem gostaria eu de saber quem eram esses que “refocilaram”.
    Queria dar os parabéns ao sr. João Valente por este artigo e dizer-lhe que, realmente, a nostalgia é uma coisa terrível.
    Tenho 49 anos e sinto nostalgia dos meus tempos de juventude. Não é que, na semana passada, fui a um encontro de antigos camaradas de armas, que cumpriram o serviço militar na mesma unidade, em Coimbra, quando nunca gostei nada de tropa? Só pode ter sido por nostalgia.

  5. João Aristides Duarte João Duarte Responder a João
    Quarta-feira, 1 Julho, 2009 às 12:50

    “Da adolescência à morte, a vida de Salazar foi uma série ininterrupta de sucessos”
    “Sem alardes, sem estiolar a economia ou exigir do povo sacrificios ou restriçoes que não fossem de ordem politica, num apice arrumou as contas publicas, eliminou o deficit restaurou a confiança nos grandes mercados e tornou o escudo em moeda apetecível”
    “A campanha de Delgado foi certamente o mais delicado. Mas logo que terminada, Salazar desfez-se com a mesma autoridade de Santos Costa que lhe fora fidelíssimo e de Marcelo, o salta-pocinhas traidor”.
    “Internamente, a Nação achava-se perfeitamente estruturada.”
    “Era um governo autoritário, mas não ditatorial e, muito menos, fascista ou sequer fascizante”
    “Os regimes hierarquicamente estruturados sempre concitaram oposições tendentes á subversão, de que naturalmente têm de procurar defender-se”.

    Todas estas expressões entre aspas são da autoria do Dr. Leal Freire e foram publicadas no jornal “Cinco Quinas”.
    Se isto não é fazer a defesa do regime do Estado Novo, já não percebo nada de nada. Embora nunca surja a expressão Estado Novo, sabe-se bem que o ideólogo do Estado Novo era Salazar e, portanto, defendendendo Salazar com unhas e dentes (como o faz o Dr. Freire) está-se a defender o Estado Novo.
    Mas,enfim , há quem não queira ver.
    Sobre as diferenças entre o Estado Novo e o actual Estado nem vale a pena falar, já que o senhor batistaj escreveu o que escreveu, agora, e sei que um opositor ao Estado Novo não poderia escrever o mesmo (se fosse para criticar o Estado Novo) no tempo do Salazar. Afinal existia essa coisa chamada PIDE (um mito?) que parece que dava uns “safanões a tempo” a quem era propenso à subversão.

  6. Avatar batistaj Responder a batistaj
    Quarta-feira, 1 Julho, 2009 às 1:39

    Caro amigo, não o conheço, mas discordo das suas ideias, e das ofensas ao Dr. Leal Freire, ainda por cima sob a capa de querer compreender, por mim estou certo que sabem mais os velhos do que os novos, quando chegarmos a essa idade mais avançada, se lá chegarmos, já poderemos falar com alguma autoridade sobre a matéria, mas só com alguma. O resto é superficialidade e estultícia. Para mais, o Dr. Leal Freira nunca defendeu o ideal do Estado Novo, nem na juventude nem depois, o que demonstra que não conhece o seu percurso nem as suas opiniões, Poderia simpatizar mais com o dito Estado, do que com o actual Estado, e realmente o que aquele tinha de mau que este não tenha de pior?, se não é nisto é naquilo. Espero não o tenha ofendido.
    batistaj

    • Avatar joao valente Responder a joao
      Quarta-feira, 1 Julho, 2009 às 11:52

      Não ofendi coisa nenhuma…
      antes pelo contrário! Tenho imenso respeito pelo Dr Leal Freire, uma grande figura da nossa terra!
      Pela mesma ordem de razão também ofenderia o meu avô ao “meter os dois no mesmo saco”.
      O que explica este artigo é a sabedoria particular dos mais velhos, que tem de ser vista de um prisma diferente e respeitada pelos mais jovens.
      E Só!

    • Avatar joao valente Responder a joao
      Quarta-feira, 1 Julho, 2009 às 12:18

      Em tempo…
      Desmentindo o resto do seu comentário, remeto-o para o artigo de opinião do Dr. Lel Freire em 28-02-2009 no jornal “Cinco Quinas” sintomáticamente intitulado “As Vitórias de Salazar”.
      Sem mais…

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5164 days ago

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Serra da Malcata na SIC
  • Casteleiro – novos mistérios da Serra d’Opa
  • Martinha e Matias foram expostos na Bendada
  • A crise
  • No princípio era o pai...
  • Casteleiro – estórias da vida e da Tropa! (7)
  • Uma tarde em Cacuaco
  • Nevoeiro, chuva, neve, granizo, geada, gelo e códão
  • Primeira Página (23.01.2021)
  • Um bom mote para o nosso concelho (9)

Comentários recentes

  • Franklim Braga em Temos cá tudo e tanto (10)
  • Aurelio Crespo em O lume crepita no lar…
  • José Manuel em O lume crepita no lar…
  • António Gonçalves em Vamos votar no domingo!
  • Mário Antunes em O lume crepita no lar…

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • Maria Rosa Afonso
    As lojas de antigamente Maria Rosa Afonso Quarta-feira, 17 Junho, 2020
  • leitaobatista
    Câmara do Sabugal está a ser alvo de inspecção leitaobatista Segunda-feira, 4 Julho, 2011
  • leitaobatista
    Santinho Pacheco encabeça lista PS pela Guarda leitaobatista Quarta-feira, 15 Julho, 2015
  • leitaobatista
    Sandra Fortuna na Comissão Nacional do PS leitaobatista Segunda-feira, 12 Setembro, 2011
  • José Carlos Lages
    Rui Jerónimo terceiro em Espanha José Carlos Lages Terça-feira, 2 Março, 2010

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Julho 2009
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
« Jun   Jul »

SONDAGENS – ARQUIVO

Sondagens
Clique para ver sondagens arquivadas

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.007.639 hits

Blog Stats

  • 3.007.639 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.