Capeia de São Pedro e Passeio a cavalo
Na sequência do Programa apresentado pela Associação Juventude Pontense, vai decorrer neste dia, o 1.º Passeio a cavalo, levado a cabo por esta Associação Jovem de Aldeia da Ponte, num programa concertado, também, com a realização da Capeia de S. Pedro, organizada pelos respectivos Mordomos.
Assim, pela manhã, em simultâneo, decorrerá o passeio a cavalo, enquanto os mordomos de São Pedro preparam as ruas e a Praça velha, onde decorrerá a Capeia, conforme anunciado no Cartaz deste evento.
O almoço decorrerá nos Balneários, organizado pela nossa Associação jovem.
Degustado este, pela tarde, dá-se início à largada dos touros pelas ruas, até à Praça Velha, onde a rapaziada nova, menos nova ou outros forasteiros esperarão os touros ao Forcão, provenientes do Zé Noi, animando a tarde, com o habitual convívio, onde as febras e a sardinha assada, oferecidas pelos Mordomos de S. Pedro, retemperarão as energias gastas, seguindo-se o baile com a actuação de Filipe Nunes, culminando com a Fogueira.
No dia seguinte, tem lugar a festa religiosa, com a missa solene e a procissão em honra de São Pedro, completando este acontecimento, que irá, por certo, levar muitos das redondezas a demandar a nossa Aldeia.
«Ecos da Aldeia», opinião de Esteves Carreirinha
estevescarreirinha@gmail.com
Caro Amigo Esteves Carreirinha
O espaço de opinião «Ecos da Aldeia» regista esta sexta-feira, 19 de Junho, o bonito número de 100 publicações semanais no Capeia Arraiana.
Por aqui passaram, desde 9 de Março de 2007, testemunhos, muitos deles na primeira pessoa, sobre Aldeia da Ponte, sobre o concelho do Sabugal e sobre a Casa do Concelho do Sabugal.
Os relatos sobre o Colégio de Aldeia da Ponte ou a Casa do Concelho do Sabugal são documentos históricos inestimáveis.
As nossas maiores tradições e as nossas maiores referências têm merecido neste espaço para memória futura uma visão apaixonada e de amor à camisola de um digno e bravo raiano: Esteves Carreirinha.
Aqui fica o nosso apreço e reconhecimento por tudo o que tens feito pela divulgação das nossas terras, das nossas gentes e da maior festa dos sabugalenses: a Capeia Arraiana com Forcão.
Aquele abraço raiano,
José Carlos Lages
Amigo Esteves,
Faço minhas as palavras do Zé Carlos. Muito do que este blogue conseguiu ser, ao serviço dos sabugalenses, o deve também ao bravo raiano Esteves Carreirinha que semanalmente nos presenteia com crónicas acerca das tradições genuínas das nossas gentes.
Obrigado pelo teu apoio.
Paulo Leitão Batista
Apesar de conhecer Esteves Carreirinha através das suas crónicas no Capeia Arraiana que eu sempre li e apreciei e de alguns mails que trocámos comentando assuntos do nosso Concelho, só no dia 6 de Junho ultimo tive o grato prazer de o conhecer pessoalmente.
Conheci uma pessoa ainda mais dinâmica do que eu imaginava, por isso, não quero deixar de lhe dizer o quanto necessitamos desta maneira de ser de quem vive fora mas que nunca esquece as suas raízes.
Através do que escreve, através do entusiasmo que transmite nos eventos que ajuda a organizar, só me resta pedir-lhe que continue a partilhar connosco essa atitude.
Natália Bispo
Casa do Castelo
É um número digno de registo.
Parabéns ao Carreirinha pelo seu amor
e dedicação à nossa terra.