Seguindo a tradição, a Associação de Caça e Pesca dos Fóios realizou o convívio anual no dia 6 de Junho, juntando cerca de duzentas de pessoas, entre caçadores e pescadores, bem como seus familiares e amigos.
Segundo nos informou o presidente da Junta de Freguesia dos Fóios, José Manuel Campos, o almoço de confraternização teve lugar no pavilhão de festas da localidade. Tendo-se juntado muita gente porque a direcção da associação, que organiza o convívio, convida sempre toda a população a participar. «É uma forma de reconhecer e agradecer o facto de todas as pessoas autorizarem a caça nos terrenos de que são proprietários» esclarece o presidente.
«Alguns javalis que são abatidos nas montarias são guardados para serem consumidos neste convívio. Há sempre uns associados que oferecem garrafões de vinho e largos quilos de sardinhas que são assadas e comidas ao lanche. As senhoras esmeram-se nas saborosas sobremesas e queijos frescos que caem bem após tão abundante almoço».
O convívio deste ano contou com a animação musical dos acordeonistas Vicente e Victor, que vieram da cidade da Guarda, e tocaram abundantemente antes e depois do almoço.
No final do almoço muitos dos participantes fizeram a «ronda», visitando todas as «capelinhas» da freguesia, após o que houve baile no pavilhão. No final da tarde assaram-se sardinhas.
José Manuel Campos informou-nos que no dia 20 de Junho realiza-se nos Fóios a festa do S. João. «Este ano está prevista uma largada de touros e vacas, pelas ruas próximas da praça. Depois descansamos até às festas e capeias do mês de Agosto», concluiu o autarca.
plb
Leave a Reply