• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  O Bardo • Religião  /  Sinagoga do Sabugal
26 Abril 2009

Sinagoga do Sabugal

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
O Bardo, Religião casa do castelo, cristãos, ehal, judeus, kim tomé, torah, tutatux 12 Comentários

Ao visitar a Casa do Castelo pela primeira vez, numa conversa com a proprietária D. Natália tomei conhecimento da existência de um «Ehal» na casa. Para os judeus o «Ehal» é o sitio onde se guardam os objectos de maior significado religioso e para onde todos se voltam nos momentos de oração e devoção ao seu Deus, que neste caso é um «Armário» onde se guardam as palavras sagradas a Torah que para o Judeus é o objecto mais sagrado.

Kim TutatuxEsclarecimento prévio:
– Não possuo quanto a este assunto qualquer interesse ideológico, financeiro e ou pessoal;
– Não sou simpatizante das politicas seguidas pelos actuais políticos representantes do estado Judaico, muito antes pelo contrário, sou um acérrimo critico;
– Não possuo também qualquer preconceito contra a religião Judaica, assim como não possuo em relação a qualquer outra religião;
– Não estou sujeito ao rigor cientifico que outras pessoas estão.

Posto isto, tudo o que aqui se segue é apenas o raciocínio livre de uma pessoa que pensa e analisa a questão de uma forma desprendida dando relevo apenas à lógica das coisas. Estou disponível para aceitar outras perspectivas sem dramas pois não havendo comprometimentos nem enfeudamentos e estando a questão no plano restritamente intelectual, é para mim aceitável que haja outras ideias sobre o assunto, sendo o contraditório entendido como um estimulo e uma contribuição, para a descoberta de algo que com certeza será uma aproximação da verdade histórica.
Postas as coisas neste patamar vamos lá à questão que me move a escrever estas linhas.
Ao visitar a Casa do Castelo pela primeira vez, numa conversa com a proprietária D. Natália tomei conhecimento da existência de um «Ehal» na casa.
Para quem não sabe o que é o «Ehal», podemos comparar ao que na religião católica hoje se chama o altar, digamos que é o sitio onde se guardam os objectos de maior significado religioso e para onde todos se voltam nos momentos de oração e devoção ao seu Deus, que neste caso é um «Armário» onde se guardam as palavras sagradas a Torah que para o Judeus é o objecto mais sagrado.
Não sendo um especialista na matéria achei interessantíssima a questão, que de facto não me parecia estranha, pois sabia que Judeus e Cristãos para além de partilharem as raízes religiosas (o Antigo testamento é comum às duas religiões), viveram em comum nesta região sem dramas, até às perseguições realizadas pelos Católicos a esta religião irmã.
A atestar esta realidade estão a Judiaria da Guarda a de Belmonte e muitas outras que há na região do Sabugal.
Assim, a situação não me pareceu desenquadrada muito antes pelo contrário tudo encaixava numa lógica que não exigia esforço.
Essa lógica está resumidamente descrita nos meus anteriores artigos «Testemunhos do culto judaico».
Ora chegou-me agora ao conhecimento que no Jornal de Notícias, de 21 de Julho de 2008, foi publicado um artigo onde se dá a conhecer que foi classificada pelo IGESPAR a Sinagoga do Porto.
Ao observar a fotografia que ilustra o artigo, não pude deixar de encontrar similitude entre o Ehal do Porto e o Ehal da Casa do Castelo no Sabugal, o que se pode facilmente constatar observando as imagens.
De facto não me surpreendeu a parecença muito antes pelo contrário, apenas veio reforçar e adicionar mais certeza à minha convicção de que a Casa do Castelo possui um dos mais antigos vestígios da presença da cultura Judaica na região.
Pelo que, agora com mais convicção e certeza, me atrevo a afirmar que a Casa do Castelo possui o mais antigo vestígio da comunidade Judaica na região mas que tem uma outra particularidade, a Casa do Castelo está situada onde foi a Sinagoga do Sabugal.
Este facto que tenho agora com muito mais convicção, de que a Casa do Castelo foi a Sinagoga do Sabugal, apenas vem trazer ao Sabugal uma enorme mais valia em termos de enriquecimento histórico e turístico.
De facto, com esta descoberta, o Sabugal salta para a dianteira em termos de rota histórico-turística no que ao assunto diz respeito, colocando o Sabugal num lugar de destaque relativamente a outros destinos actualmente com mais notoriedade.
Resta-nos a nós Sabugalenses com sangue Arraiano, saber tirar o devido partido desta significativa descoberta e fazer com que este nosso património seja preservado e divulgado, apoiando o trabalho meritório da família da D. Natália, que souberam preservar o melhor que puderam, este importante vestígio dessa comunidade que aqui prosperou ao ponto de construir um edifício de tão grandes dimensões para adorar o seu Deus.
«O Bardo», opinião de Kim Tomé

kimtome@gmail.com

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Biblioteca e espaço multimédia de Alfaiates
Artigo Seguinte   À fala com… Jesué Pinharanda Gomes

Artigos relacionados

  • Voto antecipado no Sabugal

    Domingo, 17 Janeiro, 2021
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)

    Sexta-feira, 15 Janeiro, 2021
  • Orçamento de 25 milhões de euros para 2021 no Sabugal

    Quarta-feira, 13 Janeiro, 2021

12 Comments

  1. Avatar Sir. Leinad Responder a Sir.
    Terça-feira, 9 Junho, 2009 às 11:04

    LuísR

    Sir. Leinad ou Sir. Daniel?
    Eu gosto sempre de andar com um espelho no bolso…

    Sir.Leinad
    Bem bom palpite, bem como pareces bom detective mas, … não tem nada a ver com o que e falado aqui mas já e bom que deixe um comente assim de maneira sem se perceber já participa no contexto. Mas eu respondo é Sir. Leinad e se quer saber o que é está na palavra em si, e como é tem dois significados até…

    Vamos continuar a criticar
    que eles já estão a tiritar
    com medo de acabar…
    a apoiar
    e que nos vamos ajudar.

    dedicado
    a quem gosta do 21ardo.

  2. Avatar LuísR Responder a LuísR
    Terça-feira, 2 Junho, 2009 às 1:16

    Sir. Leinad ou Sir. Daniel?
    Eu gosto sempre de andar com um espelho no bolso…
    Hihihihihi

  3. Avatar Sir. Leinad Responder a Sir.
    Domingo, 31 Maio, 2009 às 18:06

    apoio completamente… : )
    apoio o kim neste protesto… vamos incentivar o povo a revoltar-se contra estes … nem são dignos de qualquer nome para quem oprime o povo.
    Na época medieval os nobres que gostavam deste país apoiavam o povo e o kim não tendo Sir. no nome e o nobre que abre os olhos oprimidos e conjugados do povo.
    Peguemos em inchadas e vira paus vamos apoiar o kim como povo…
    vamos dar vos ao povo e abrir os olhos e ver os verdadeiros portugas que descobriram o mundo.

  4. Avatar Kim Tomé Responder a Kim
    Terça-feira, 12 Maio, 2009 às 12:09

    Para mim é estranho que alguém que pretende manifestar uma opinião credível se esconda por de trás de uma sigla.
    As pessoas quando querem manifestar a sua opinião dão a cara, não se escondem com artificialismos.
    Eu sei que no Sabugal impera o medo de manifestar opiniões, por parte de uma maioria silenciosa mas não é esse o meu caso.
    Asseguro que não é Joaquim Tomé o Senhor(a) “JT”, o Joaquim Tomé é corajoso tem sangue Arraiano, enfrenta nos olhos não se esconde atrás de siglas.
    Posto isto, devo considerar que o Sr(a). “JT” conhece bem a peça a que se refere este artigo, uma vez que com o seu categórico “não” assim o demonstra.
    Lamentável é que numa frase tão curta deixe claro que:
    1º – Só pode fazer esta afirmação categórica porque não se deu ao trabalho de estudar com o necessário cuidado e pormenor a peça arquitectónica em causa.
    2º – Que está mais interessado em desqualificar do que em enaltecer o património desta terra.
    3º – Que deve ser alguém que não sente nas veias o sangue das gentes da Raia, pois se assim fosse estaria mais preocupado em promover o património que em desclassifica-lo.

    Mas Senhor(a) “JT” eu como democrático não lhe vou faltar ao respeito nem fazer mal apenas porque tem uma ideia diferente da minha, esteja tranquilo que eu estou habituado a respeitar quem não pensa como eu.
    Portanto não tem necessidade de se esconder numa sigla, seja homem (ou mulher) e venha a publico, defender com argumentação aquilo que tem para dizer, mostre a cara.
    Em democracia é assim, as ideias debatem-se sem dramas, sabia!?

  5. Avatar Natália Bispo Responder a Natália
    Terça-feira, 28 Abril, 2009 às 18:11

    Zé Morgado,
    Eu sei que no seu comentário há como que um desafio para uma resposta da “Casa do Castelo”.
    Sem dúvida que a sua frase ” De certeza que a Casa do Castelo, não quer o monopólio dos achados ou qualquer outra exclusividade”, reflecte a posição, que sempre tivemos perante este vestígio judaico.
    A disponibilidade que demonstrámos e os contactos de investigadores que conseguimos, nunca se limitaram à análise somente da Casa do Castelo.
    Numa das visitas que um grupo de investigadores nos fez, depois de uma primeira abordagem à nossa Casa, foram levados por nós a conhecer algumas aldeias do Concelho.
    A conclusão foi unânime: há imensos vestígios judaicos, e este estudo e levantamento, será uma mais valia para o Concelho de Sabugal, pois temos a possibilidade de aliar o turismo cultural ao turismo de lazer.
    Haja quem tome a sério esta dinâmica.
    A polémica à volta do vestígio judaico encontrado na Casa do Castelo, tem que ser vista em sentido positivo.
    É impensável que haja alguém que acreditando no que está amplamente comprovado ( na existência de comunidade judaica no Concelho de Sabugal, há muitos séculos) venham descredibilizar uma investigação no ponto de vista histórico do nosso concelho.
    Se temos a comprovação que a comunidade existiu, não será lógico pensar que teriam deixado vestígios?
    Não se podem analisar as pedras sem o contexto da totalidade da construção da Casa.
    E aí ninguém se pode queixar que o amadorismo da proprietária de algum modo prejudicou a investigação.
    A Casa do Castelo tem centenas de fotos da demolição e da sua recuperação.
    O interesse foi total e está documentado, a Casa do Castelo é um ponto de partida… e só de partida para um estudo mais amplo já reconhecido por historiadores.
    Importante é também saber que a Casa do Castelo tem um parecer assinado por dois arqueólogos em que atestam a veracidade e a importância do vestígio judaico encontrado.
    Natália Bispo

  6. Avatar joao valente Responder a joao
    Terça-feira, 28 Abril, 2009 às 16:34

    Kim
    Uma achega ao post de um artigo que li:

    «Uma sinagoga, seja grande ou pequena, elaborada ou simples, deve conter os seguintes itens básicos:

    Arca Sagrada (Aron HaCodesh ) um armário, ou um recesso na parece no qual são guardados os Rolos de Torá (Sifrei Torá). A cortina cobrindo o Aron HaCodesh é chamada de paroquet. O Aron HaCodesh é colocado em uma parede de forma que a congregação ao rezar a amidá, por exemplo, deve posicionar seu corpo em direção à parede onde encontra-se o Aron HaCodesh, ou seja, em direção à Jerusalém.

    Luz Eterna (ner tamid) uma lâmpada colocada acima e em frente da Arca Sagrada. É deixada sempre acesa. É simbólica da diretiva bíblica de “fazer uma lâmpada arder continuamente no tabernáculo do lado de fora da paroquet que está perante (a Arca do) testemunho…” (Shemot 27:20-21).

    Bimá é a plataforma, tradicionalmente separada da Arca, sobre a qual há uma mesa (shulchan). Nesta mesa, a Torá é lida para a congregação e o Ledor ou cantor lidera a congregação nos serviços. Nas sinagogas ashkenazitas, há uma plataforma adicional, amud, entre a bimá e o Aron HaCodesh, num nível mais baixo, em deferência ao versículo: “Das profundezas clamo a Ti, ó Senhor” (Tehilim 130:1) e de onde alguns serviços são conduzidos. »

    A Arca Sagrada (Aron HaCodesh ) ou armário, deve estar orientado(a)para Jerusalém; isto´é, em direcção ao Oriente. Se o(a) da Casa do Castelo está, confirmam-se as suspeitas de que é uma sinagoga. Não estando… Não se confirmam.

    Abraço

    • Avatar jt Responder a jt
      Segunda-feira, 11 Maio, 2009 às 11:03

      Em relação à pergunta com que termina o seu comentário, informo que a resposta é não.

  7. Avatar joao valente Responder a joao
    Terça-feira, 28 Abril, 2009 às 15:14

    Só um dos lados é o certo… Kim.

  8. Avatar Kim Tomé Responder a Kim
    Terça-feira, 28 Abril, 2009 às 14:12

    Plenamente de acordo 🙂
    É porque entendo que o património histórico/cultural do Sabugal está por explorar, e é desbaratado e despromovido em vez de ser enaltecido e divulgado, que escrevi os textos sobre a Sinagoga do Sabugal ou sobre a candidatura da Capeia Arraiana a património da UNESCO.
    Seria muito mais importante desenvolver esse trabalho que andar com questiúnculas menores.
    Como costumo dizer, na batalha pelo Sabugal apenas há duas posições os que estão contra ou a favor, com as suas atitudes as pessoas demonstram de que lado da barricada estão.

  9. Avatar f.correa Responder a f.correa
    Segunda-feira, 27 Abril, 2009 às 9:44

    Essa do Estado judaico – como as televisões afirmam “o exército judaico” é de pasmar (pela simplicidade) já que no antigo regime, quando Portugal assinou a Concordata com a Santa Sé ninguém se referia ao nosso exército como sendo o exército católico português.
    Já o IRA, Irisch Republican Army, afirma-se como tal, no campo dos princípios e dos seu estatuto.

  10. Avatar f.correa Responder a f.correa
    Segunda-feira, 27 Abril, 2009 às 9:40

    Caro amigo:-
    Seria de admirar que por terras do Côa e Riba-Côa não houvesse testemunhos físicos (e oralidades) mais do que evidentes sobre o cripto-judaísmo pós-conversão manuelina.
    No seu caso (e nos dos outros) o que tem a ver o Estado de Israel (não é um Estado judaico) com a metodologia da história e os conhecimentos obtidos e a obter sobre o Homem nas suas diversas facetas e comportamentos humanos?
    Porventura alguém deixa de investigar tudo sobre os muçulmanos em Portugalk só porque esles foram corridos daque à espadeirada e `a dentada?
    A simbologia judaica está espalhada por tudo quanto é sítio.
    Tão só a ignorância e a má-fé têm cerceado o desenvolvimento de todo o tipo de investigações.
    Em relação o “Echal” o seu tamanho (no caso de dúvida) nada tem a ver com o tamanho dos rolos (Torah etc.) da Lei.

  11. Avatar Zé Morgado Responder a Zé
    Domingo, 26 Abril, 2009 às 20:50

    Os vestigios de permanência da cultura judaica, no Sabugal vâo-se acumulando e estruturando graças ao amadorismo de alguns e só não vê quem não quer e em casa de ferreiro espeto de pau. Se os contribuintes se dão ao luxo de pagarem a um arqueólogo é para trabalhar no terreno e não para emitir simples opiniões, sem quaquer rigor científico. Se há mais “armários” como estes espalhados pelo concelho, melhor para a investigação. De certeza que a Casa do Castelo não quer o monopólio dos achados ou qualquer outra exclusividade.

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5157 days ago

SONDAGEM – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Portugal tem condições de saúde para a realização das Eleições Presidenciais?

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...

SONDAGEM – CANDIDATOS

Eleição para Presidente da República

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...
  • Polls Archive
Permitido aos leitores um voto a cada 60 minutos.

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Manuel Igreja Dinis – padre, professor, jornalista e poeta
  • Casteleiro – estórias da vida e da Tropa! (6)
  • Este menir é meu!
  • Histórias da memória raiana (6)
  • Aldeia da Ponte – património religioso
  • Sonetos da diáspora (1)
  • Quarta Feira – a origem do nome
  • D. Gil Vaz Lobo – alcaide de Vilar Maior
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)
  • O assalto ao Capitólio

Comentários recentes

  • Nélia Santos Martins em Um encontro inesperado
  • Augusto Simão Sales Salada em A matança
  • António Gonçalves em Este menir é meu!
  • José Carlos Mendes em Este menir é meu!
  • Rosa em Casteleiro – a Quinta de Santo Amaro

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • José Carlos Lages
    Projecto para a Reserva Natural da Serra da Malcata José Carlos Lages Quinta-feira, 9 Novembro, 2017
  • César Cruz
    No país de Alice César Cruz Sexta-feira, 26 Junho, 2015
  • leitaobatista
    Guarda acolhe Campeonato Nacional de Escalada leitaobatista Segunda-feira, 3 Dezembro, 2007
  • João Aristides Duarte
    Quem quer comprar uma guerra? João Aristides Duarte Segunda-feira, 20 Dezembro, 2010
  • Capeia Arraiana
    Efemérides 2015 – 4 de Setembro Capeia Arraiana Sexta-feira, 4 Setembro, 2015

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Abril 2009
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« Mar   Mai »

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.001.906 hits

Blog Stats

  • 3.001.906 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.