Numa semana particularmente activa a GNR da Guarda efectuou várias operações que culminaram em detenções e apreensões de material, sendo uma dessas operações no concelho do Sabugal, como aliás o Capeia Arraiana noticiou na devida hora.
Segundo o comunicado da GNR, na semana passada o Comando Territorial da Guarda registou um total de 74 ocorrências criminais, mas uma vez com destaque para os furtos, que foram 18.
Efectuaram-se 20 detenções em flagrante delito, 14 por condução sob efeito do álcool, duas por condução sem habilitação legal, três por posse ilegal de armas de fogo e uma por tráfico e consumo de estupefacientes.
No dia 11 Março o Destacamento Territorial de Gouveia levou a efeito uma operação na feira semanal
de Seia com objectivo de apreender material contrafeito. Da acção resultou a apreensão de mil e 100 dvd’s e mil cd’s contrafeitos, no valor de 10 mil euros. Foram ainda identificados três indivíduos em Seia, que foram constituídos arguidos.
Numa outra operação o Destacamento Territorial de Vilar Formoso, deteve, na manhã de 12 de Março, três homens pela prática do crime de posse ilegal de armas e munições. As detenções aconteceram em Quadrazais e Forcalhos, localidades do Concelho do Sabugal. A operação resultou de uma investigação que culminou com a realização de quatro buscas domiciliárias e três buscas em veículos judicialmente autorizadas. Dessas acções resultou a apreensão de quatro armas de fogo (três pistolas e uma caçadeira shot-gun) e três armas brancas, bem como diversas munições. Os detidos, com idades compreendidas entre os 30 e 35 anos, todos com antecedentes policiais pelo mesmo tipo de crime, foram conduzidos ao tribunal que lhes aplicou a medida de coação de termo de Identidade e residência.
Em 14 de Março, o Destacamento Territorial de Gouveia, deteve um indivíduo de 27 anos por presumível autoria da prática do crime de tráfico e consumo de estupefacientes. No momento da detenção, ocorrida em Seia, o indivíduo tinha na sua posse pequenas quantidades de haxixe, cocaína, LSD e liamba. Presente a Tribunal foi-lhe aplicada a medida de termo de identidade e residência.
Na mesma semana registaram-se 24 acidentes de viação, sendo 16 por colisão, seis por despiste e dois por atropelamento. Dos sinistros resultaram sete feridos leves.
A GNR realizou ainda oito acções de sensibilização em algumas escolas dos Concelhos da Guarda, Gouveia e Almeida, subordinadas aos temas «prevenção rodoviária» e «segurança na escola», onde estiveram presentes 390 alunos e 41 professores.
plb
Leave a Reply