AECT reúne em Miranda do Douro

No passado sábado, dia 7 de Março, teve lugar, em Miranda do Douro, a apresentação do AECT – Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial. Foi num local paradisíaco. O dia, de um sol esplêndido, deu mais brilho às cerimónias.

José Manuel CamposOs Presidentes das Juntas do Município de Sabugal, aderentes ao A.E.C.T., foram transportados num autocarro da empresa «Viúva Monteiro», contratado pelo Município, já que o autocarro da Câmara estava comprometido para esse dia.
Agradecemos o gesto visto que através das viaturas particulares seria bastante mais difícil e complicada a deslocação.
Chegámos por volta das onze horas e as cerimónias apenas se iniciaram um pouco depois do meio-dia. Durante essa hora de espera deu para fazer umas bonitas fotos e admirar o Douro que corre num desfiladeiro digno de uma visita mais demorada.
Pouco antes do meio-dia começaram a chegar as entidades oficias com especial destaque para os dois Secretários de Estado, Deputados, Presidentes de Câmara e outras.
Abriu os trabalhos o Sr. Presidente da Câmara de Mogadouro visto que foi neste Município que mais se trabalhou para a constituição do A.E.C.T. De seguida usou da palavra o homem que mais tem trabalhado para que o agrupamento se tivesse constituído. José Luís, Alcalde de Trabanca.
Presidentes de Junta de Freguesia do concelho do SabugalChegou o momento de usarem da palavra os Secretários de Estado, de Portugal e España. Tanto um como o outro manifestaram o reconhecimento do A.E.C.T, por parte dos dois governos, tendo felicitado os seus promotores e todos os responsáveis pelas instituições aderentes. Câmaras, Juntas de Freguesia e Ayuntamientos.
Depois dos discursos as entidades deslocaram-se até ao cais onde se encontrava um barco turístico que, num gesto simbólico, se deslocou até ao meio das águas do rio Douro tendo aí assinado os documentos respectivos.
De realçar a actuação de um jovem grupo de pauliteiros que abrilhantou a festa num verdadeiro dia de Primavera. Ou não estivéssemos em Miranda do Douro.
As cerimónias terminaram já perto das 15 horas tendo todos os participantes feito uma viagem até à simpática localidade de Trabanca, España, onde foi servido um abundante e saboroso almoço numas deslumbrantes instalações.
Faço votos para que o A.E.C.T possa contribuir para o progresso e desenvolvimento das duas regiões que, tal como foi dito e redito, durante os discursos, são as mais atrasadas e desfavorecidas de toda a Europa Comunitária.
Assim seja.
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos

(Presidente da Junta de Freguesia dos Foios)

jmncampos@gmail.com

Deixar uma resposta