Mais que um despertar para o turismo é um despertar para as coisas belas das raianas terras beirãs. Os caminhos percorridos, vezes sem conta, pelos nossos avós com o gado tornam-se agora numa atracção turística na freguesia de Fernão Joanes no concelho da Guarda.
A Junta de Freguesia de Fernão Joane na pessoa do seu presidente informou que irá colocar placas de sinalização nas dez canadas (percursos pastoris) em declarações ao jornal «A Guarda» afirmou que «o nosso objectivo é incentivar a realização de passeios pedestres pelas antigas canadas da nossa freguesia, com o auxílio de guias, que explicarão aos visitantes qual a utilização dessas canadas».
Alguns dos trajectos, ladeados por paredes em pedra de granito, incluídos na iniciativa são os da Canada do Torneio, da Cortelha do André, do Urtigal, do Braceiro, das Lameiras, da Lage da Serra, da Cortelha do Pereiro e do Grifo. Estes trajectos serão assinalados com placas em Madeira de Castanheiro serigrafadas por professores da Escola C+S de São Miguel na Guarda.
Mas a freguesia de Fernão Joanes tem muito mais que isto mais mostrar a quem lá passa desde a sua Igreja Matriz, a Ermida de Nossa Senhora do Soito, as Eiras ou a Necrópole Medieval.
Mais uma forma de incentivar o turismo dentro de portas. Portugal tem História só temos que a descobrir.
aps
Leave a Reply