• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Capeia Arraiana • Cultura • O Bardo • Região Raiana  /  Candidatura à UNESCO da Cultura Arraiana
01 Fevereiro 2009

Candidatura à UNESCO da Cultura Arraiana

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
Capeia Arraiana, Cultura, O Bardo, Região Raiana candidatura, kim tomé, tutatux, unesco 11 Comentários

A propósito do turismo e do valor que a cultura local tem para o desenvolvimento do concelho do Sabugal, venho aqui lançar uma ideia que não sei se já foi considerada ou ponderada, mas que no meu entender poderia contribuir de forma significativa para a manutenção de algumas tradições inserindo-as nos roteiros de maior divulgação no mundo.

Capeia Arraiana

Kim Tomé (Tutatux)A UNESCO tem uma convenção para a conservação do Património Oral e Imaterial da Humanidade que pretende contribuir de forma significativa para o reconhecimento e preservação do património imaterial da humanidade.
Em 1999, o Conselho Executivo da Organização decidiu criar uma distinção internacional intitulada Proclamação das Obras Primas do Património Oral e Imaterial da Humanidade, para distinguir os exemplos mais notáveis de espaços culturais ou formas de expressão popular e tradicional tais como as línguas, a literatura oral, a música, a dança, os jogos, a mitologia, rituais, costumes, artesanato, arquitectura e outras artes, bem como formas tradicionais de comunicação e informação. Foram realizadas três edições de Proclamações em 2001, 2003 e 2005.
Todos temos consciência que na voragem dos tempos se está a perder muitas das características e tradições deste povo Arraiano. Outras há que apesar de vivas necessitam de ser reconhecidas e divulgadas como é o caso da Capeia Arraiana, do Forcão, do Bucho, entre muitas outras que seria impossível enumerar aqui.
Esta Cultura Arraiana é um património cultural imaterial notável que importa e urge salvaguardar e preservar. Ora, é isso mesmo que se pretende com esta convenção.
Penso que apresentar uma candidatura à UNESCO para o reconhecimento deste nosso rico património cultural seria, sem sombra para duvida, um forte empurrão para a divulgação e manutenção das tradições, obtendo com isso uma importante fonte de divisas atendendo a que o Sabugal seria colocado nas internacionais rotas culturais da UNESCO.
É apenas uma sugestão que espero não seja considerada como irrelevante, pois todos sabemos o que representa o reconhecimento por parte da UNESCO de um património.
«O Bardo», opinião de Kim Tomé

kimtome@gmail.com

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Ampliação do Hospital da Guarda posta a concurso
Artigo Seguinte   Sporting do Sabugal – 70 anos de existência

Artigos relacionados

  • Ministério publica programa de intervenção na Serra da Malcata

    Sábado, 6 Março, 2021
  • Enertech2021 no semanário «Sol»

    Sábado, 6 Março, 2021
  • Covid-19 no distrito da Guarda (05.03.2021)

    Sexta-feira, 5 Março, 2021

11 Comments

  1. Avatar kim tomé Responder a kim
    Quinta-feira, 17 Novembro, 2011 às 9:49

    Depois de ter sido o primeiro a falar desta possibilidade, como se pode constatar neste artigo, podemos dizer que está conseguido o primeiro passo, como se pode constatar neste link.
    http://www.matrizpci.imc-ip.pt/MatrizPCI.Web/Inventario/InventarioConsultar.aspx?IdReg=284
    Contudo não posso esquecer que:
    – Por ter tido a ideia de candidatar a Capeia Arraiana a património da humanidade pela UNESCO, fui distratado e ofendido por pessoas que têm responsabilidades sociais nesta tradição.
    – Por ter tido e defendido esta ideia, fui esquecido na hora de preparar o processo estando agora outros a tentar colher os “louros” sem que tenham tido no mínimo a consideração de me contactar uma vez que fui eu o autor desta ideia.

    Assim, deixo aqui publicamente a minha indignação por haver no Sabugal quem haja deste modo, apropriando-se das ideias de outros, procurando destruir os autores da ideia e depois obtenha protagonismo e benefícios próprios com as ideias dos outros.

    É por isto que o Sabugal está como está!!!

  2. Avatar Kim Tomé Responder a Kim
    Terça-feira, 3 Fevereiro, 2009 às 12:42

    Estou de acordo 🙂
    E penso que a Capeia Arraiana Transcudana 🙂 terá todas as características necessárias para se tornar num património da humanidade reconhecida pela UNESCO.
    E, acredito que esse reconhecimento, poderá ser impulsionador da manutenção de outras tradições que, no seu conjunto, formam uma cultura particular desta Raia Transcudana.
    Como se sabe, o touro está nas raízes desta cultura, estando presente em muitos dos monumentos e achados arqueológicos, tendo chegado aos nossos dias com a expressão ritual que tem actualmente a sua expressão máxima na Capeia Arraiana Transcudana.
    É só juntar pessoas e avançar com a candidatura, sem se tentar é que não se consegue. Aos da terra, mesmo que incrédulos, compete apoiar e ajudar a que esta terra seja mundialmente reconhecida, como tendo um importante património cultural, que importa preservar e partilhar com a humanidade.

  3. João Aristides Duarte João Duarte Responder a João
    Segunda-feira, 2 Fevereiro, 2009 às 20:29

    Para o Kim Tomé:
    O FADO só este ano será candidato a Património da Humanidade. E é apoiado fortemente . Se o fado não for aprovado como Património da Humanidade, não sei mais o que o será , em Portugal. Certamente imaginas o que representa o Fado, comparado com qualquer outra coisa , em Portugal?
    Para o conterrâneo Zé Morgado:
    No primeiro comentário que inseri sobre este “post” não usei a palavra modernice. Se o meu amigo a usou , lá saberá porquê.
    Já usei essa palavra em outros comentários e não me arrependo. Não gosto de “modernices”, pronto. Por exemplo uma modernice é dizer colaboradores em vez de empregados ou trabalhadores, ou estar sempre a dizer empreendedorismo.
    Mas, já agora, explique-me o que mudou na geografia, em Portugal, para a Beira Alta ter deixado de existir. Eu não notei nada , desde os bancos da primária. As regiões geográficas (Alentejo, Beira Alta, Beira Baixa, etc) não são administrativas. São, apenas regiões geográficas, com algumas coisas em comum. É claro, que haverá especificidades em cada uma das regiões, mas , de um modo geral, são geograficamente parecidas. E até nos costumes, nas tradições, nos tipos de cultivo, etc.
    Como se sabe a tourada com forcão só existe aqui nesta nossa região. E o carvalho (ou pau) do S. João, também. E outras zonas da Beira Alta terão outras especificidades. mas não deixam, por isso, de ser todas da Beira Alta.
    Já agora, houve, há uns anos um jornal regional que mudou de nome e passou a publicar-se em castelhano e português e revelou-se um fracasso.
    Afinal não há tantas afinidades como se diz entre portugueses e espanhóis, nesta região. Mas há quem defenda o contrário.
    Digam de sua justiça , neste fórum.

    Para o Zé Manel Aguiar:
    Claro que a tua mãe é da Beira Alta e eu também sou.
    Mas o melhor para definir esta zona é Raia Transcudana.
    Porque a Raia é muito grande, em Portugal.
    Dizer Raia quer dizer Barrancos, partes de Trás-os-Montes, partes do Algarve, etc.
    Sobre isto da Raia já escrevi um artigo num jornal regional, a defender a minha posição. Apenas um senhor , natural dos Forcalhos, fez réplica, mas concordando comigo em muitos dos meus pontos de vista.

  4. Avatar Kim Tomé Responder a Kim
    Segunda-feira, 2 Fevereiro, 2009 às 17:43

    inutil porque?
    chumbada a partida porque?

    Eu defendo a utilidade porque:
    colocaria a cultura arraiana nas rotas mundiais do turismo cultural, e todos sabemos que uma rota da UNESCO é uma garantia de milhares de visitantes.

    Chumbada?
    Depois de ler os pressupostos da UNESCO para o reconhecimento de uma cultura, parece-me que cumpre todos os requisitos.

    a saber:
    “Para efeitos desta Convenção, considera-se património cultural imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões – bem como os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados – que as comunidades, os grupos e, sendo o caso, os indivíduos reconheçam como fazendo parte integrante do seu património cultural.

    O património cultural imaterial manifesta-se nos seguintes domínios:
    a) Tradições e expressões orais, incluindo a língua como vector do património cultural imaterial;
    b) Artes do espectáculo;
    c) Práticas sociais, rituais e eventos festivos;
    d) Conhecimentos e práticas relacionados com a natureza;
    e) Aptidões ligadas ao artesanato tradicional. ”

    o link – http://www.unesco.pt/cgi-bin/cultura/temas/cul_tema.php?t=9

    como tal não me parece despropositado nem absurdo e seria uma importante alavanca para o desenvolvimento do Sabugal.

  5. Avatar Mono Responder a Mono
    Segunda-feira, 2 Fevereiro, 2009 às 14:39

    Parece-me uma proposta inútil e chumbada à partida, mas não seria mau tentar, até pela atenção que atrairia sobre a raia sabugalense.

  6. João Aristides Duarte João Duarte Responder a João
    Segunda-feira, 2 Fevereiro, 2009 às 8:42

    Eu fico na minha: pertenço à Beira Alta e pronto.
    Quando andava na escola nunca ouvi a palavra raia.
    O que eu sei é que as casas daqui são iguais a todas as casas típicas da Beira Alta (as antigas, de pedra). Se isto fosse uma região demarcada, as casas da Espanha fronteiriça connosco tinham as casas iguais às nossas e não têm.
    Em termos de música tradicional, enchidos, etc isto é tipicamente Beira Alta. Se excepturarmos a tourada com forcão e o “pau” de S. João, o resto é Beira Alta pura.
    As províncias ultramarinas nada têm a ver com isto. Essas eram as colónias e mudaram-lhes o nome.
    Mas gostava que esta discussão continuasse.

  7. José Morgado Zé Morgado Responder a Zé
    Segunda-feira, 2 Fevereiro, 2009 às 0:07

    OH João Duarte! Aquela nem parece tua. Eu também aprendi na primária que o minúsculo Soito “pertencia” ao concelho do Sabugal, distrito administrativo da Guarda e província da Beira Alta. Mas também me obrigaram a decorar que além das provincias das Beiras e outras, havia as províncias ultramarinas que faziam parte de Portugal.
    Sei, por escritos teus neste Blogue, que és conta as “modernices”. Mas não chames modernices a identidades próprias de certas regiões como por exemplo, dentro da tua Beira Alta às várias regiões demarcadas, que não vale apena enumerar, porque são sobejamente conhecidas

  8. Avatar Kim Tomé Responder a Kim
    Domingo, 1 Fevereiro, 2009 às 23:55

    A semântica parece-me pouco importante.
    O importante é o património cultural, os saberes, a cultura que é verdadeiramente diferente da cultura de terras não Arraianas. O importante é essa cultura singular que tem na Capeia Arraiana uma expressão única em termos mundiais.
    É de facto um património cultural da humanidade que importa preservar e divulgar.
    Deve-se assumir a evidencia de que a cultura ARRAIANA é única no mundo, tendo especificidades que a colocam em condições ideais para ser reconhecida como tal pela UNESCO.
    Para o Sabugal ter reconhecida esta cultura pela UNESCO, seria sem duvida um enorme empurrão, pois estaria inserido nas principais rotas mundiais do turismo cultural.

  9. Avatar José Manuel de Aguiar Responder a José
    Domingo, 1 Fevereiro, 2009 às 22:43

    João Duarte:
    Na verdade, sempre ouvi o meu pai dizer que a sua mulher era da Beira Alta. No entanto, sugeria que se pudesse chamar à Região: Beira Alta Raiana ou arraiana e assim penso que já não será questão controvertida.
    Aquele abraço!

  10. Avatar fh Responder a fh
    Domingo, 1 Fevereiro, 2009 às 20:56

    Força nisso!
    É uma boa ideia!

  11. João Aristides Duarte João Duarte Responder a João
    Domingo, 1 Fevereiro, 2009 às 11:03

    Não acredito. Mas é tentar. Eu cá digo que sou da Beira Alta, porque foi o que aprendi nos bancos da escola primária e assim me mantenho. Nessa altura ninguém falava em raia.
    Ou melhor, sou de uma parte da Beira Alta que faz fronteira com Espanha. Só isso.

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5206 days ago

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

TOTAL VACINAS ADMINISTRADAS EM PORTUGAL

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO PERIÓDICA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Fundão – 50.º aniversário das Guias de Portugal
  • Ministério publica programa de intervenção na Serra da Malcata
  • Enertech2021 no semanário «Sol»
  • A gripe espanhola
  • Histórias da memória raiana (2.1)
  • Uma década a criar Raízes
  • Primeira Página (06.03.2021)
  • D. Dinis - dois filhos legítimos e sete naturais
  • Um padre beirão no Alentejo
  • Uma aventura no vale dos Covões

Comentários recentes

  • José Carlos Lages em Ministério publica programa de intervenção na Serra da Malcata
  • José Carlos Mendes em Ministério publica programa de intervenção na Serra da Malcata
  • José Carlos Lages em Ministério publica programa de intervenção na Serra da Malcata
  • José Nunes Martins em Ministério publica programa de intervenção na Serra da Malcata
  • José Escada Costa em Enertech2021 no semanário «Sol»

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • José Carlos Lages
    Feliz Ano Novo! Viva 2008! José Carlos Lages Terça-feira, 1 Janeiro, 2008
  • leitaobatista
    Festivais gastronómicos temáticos leitaobatista Sábado, 4 Outubro, 2008
  • Fernando Lopes
    Interrogações Fernando Lopes Sexta-feira, 20 Março, 2015
  • Manuel Leal Freire
    Distribua-se pelo povo, não pelos bancos Manuel Leal Freire Quinta-feira, 28 Março, 2013
  • leitaobatista
    Motards passam no Sabugal leitaobatista Terça-feira, 25 Setembro, 2012

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Fevereiro 2009
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  
« Jan   Mar »

SONDAGENS – ARQUIVO

Sondagens
Clique para ver sondagens arquivadas

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.049.171 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2021. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.