A Câmara Municipal da Mêda adquiriu duas peças escultóricas, em granito, concebidas e realizadas pelo escultor Xico Lucena, que vão enriquecer artisticamente a área urbana da cidade.
As obras são da autoria do escultor Xico Lucena e têm por designação «Saturno no Comando do Rito Cósmico ou a ampulheta da biopoiese» e «Andamento Sinfónico da Ontogenése».
Estiveram expostas na Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral, da Mêda, desde 18 de Agosto, inseridas na exposição «Casulos embrionários» organizada pelo Município no âmbito das Festas de Verão 2008.
O Presidente da Câmara Municipal, João Mourato, justifica a aquisição das obras com a preocupação de dotar a cidade com elementos patrimoniais de reconhecido valor, a par dos investimentos em infra-estruturas e equipamentos sociais, culturais e desportivos que simbolizam desenvolvimento e motivam a atractibilidade das pessoas e gosto em viver na Mêda e seu concelho.
A valorização dos espaços assume-se, assim, uma das vertentes de actuação da autarquia que recentemente inaugurou o Largo de Santo António centrado com o fontanário dedicado ao santo, um monumento evocativo da elevação da Mêda a cidade, mas já anteriormente tinha implantado os monumentos ao povo medense, aos combatentes e aos bombeiros voluntários medenses.
O Presidente da Câmara Municipal classifica o jovem artista como um «mestre da pedra, preferencialmente granito» e a sua obra como «a forma de pensar e de ver a realidade que Xico Lucena tem em mente e formaliza na prática, aliado com o seu amor à simpática aldeia de Penso, concelho de Sernancelhe» onde reside e tem seu atelier/oficina.
Xico Lucena nasceu a 14 de Outubro de 1966 em Olsberg, Alemanha Ocidental, e veio para Portugal com apenas um ano de idade. Em 1993 começou a esculpir granito que combina frequentemente com ferro, madeira e outros materiais.
Está representado no Museu do Vaticano (Itália), Câmara Municipal de Paul (Cabo Verde), Câmara de Jacou – Montpellier (França), RTP-Porto, e Casa da Beira Alta no Rio de Janeiro (Brasil).
Realizou exposições individuais e colectivas nas galerias de arte Aquariu’s (Guarda) Casino Estoril (Estoril), Ditec (Lisboa), Magia Imagem (Lisboa) Ara (Lisboa), Santa Luzia (Lisboa) , Chiado (Lisboa), São Bento (Lisboa), Desigual (Lisboa), Arte LM (Sintra), Grade ( Aveiro), Sacramento (Aveiro), Rectoverso (Luxemburgo),FIL 96 (Lisboa), Inauguração do Instituto da Juventude de Aveiro, Casa da Guia (Cascais), Exposição Itinerante na Galiza (Espanha),) Feira da Arte de Lisboa e Porto, Exposição Colectiva de Morges (Suíça) Colectiva – Galeria Ikon (Braga), III Exposição Internacional – arte sin fronteras Manises 2006 – Espanha, Museu do Vinho (Anadia), Inauguração do centro Cultural de Ílhavo, jardim da casa de Cultura de Vila Nova de Famalicão, entre outras.
aps
Leave a Reply