A Objectiva de… Pedro Afonso (26-10-2008)

O HDR (High Dynamic Range) é a conjugação de várias imagens com diferentes valores de luminosidade, consagrando uma visão do motivo que se aproxima (ou até excede) a capacidade adaptativa da nossa visão.

Pedro AfonsoCom advento da fotografia digital, novas técnicas emergiram ou foram aperfeiçoadas. É o caso do sistema HDR – elevada gama dinâmica. Aplicável a todo tipo de fotografia, de retratos a interiores ou até mesmo paisagens.
Desenvolvido nos anos 30, a técnica de HDR ganha actualmente uma série de adeptos que exploram as suas potencialidades não só porque criam um impacto visual imediato mas também porque permite criar cenários com um alcance dinâmico de luminosidade que nem os nossos olhos conseguem ver.
A técnica consiste em captar um conjunto de imagens com vários valores de exposição e posteriormente fundir numa só num de muitos softwares disponíveis no mercado.
Cenários com diferentes níveis de luminosidade ou até mesmo com forte contraste, são ideais para explorar a elevada gama dinâmica.
Para aplicação in loco desta técnica, dirigi-me até à antiga Adega Cooperativa na Colónia Agrícola. Um local singular e cheio de contrastes. Adicionalmente, o estado de degradação proporcionou à imagem final um aspecto sombrio e surreal.

(Clique nas imagens para ampliar.)

«A Objectiva de…», galeria fotográfica de Pedro Afonso
pmiguelafonso@gmail.com

Deixar uma resposta