A Objectiva de… Pedro Afonso (19-10-2008)

Compor é decidir a distribuição dos elementos dentro de uma fotografia.

Significa estabelecer a organização das coisas dentro do formato, o espaço que ocupam e a hierarquia de cada elemento.
É uma decisão de grande importância, porque o tema da fotografia está em função dos elementos incluídos no enquadramento. Deve-se dedicar tempo para analisar tudo aquilo que se vê através do visor e sobretudo seleccionar apenas aquilo que seja mesmo imprescindível – transmitir a informação sem a sobrecarregar.
O resultado da presente fotografia, representa um simples pôr-do-sol na barragem do Sabugal, porém todos os elementos foram organizados e construídos «fotograficamente» segundo o enquadramento vertical.
Por fim opção do contra-luz assenta no impacto visual dos tons e cores reflectidos na água onde as árvores jogam com a simetria.

«A Objectiva de…», galeria fotográfica de Pedro Afonso
pmiguelafonso@gmail.com

One Response to A Objectiva de… Pedro Afonso (19-10-2008)

  1. kim tomé diz:

    Se as técnicas de enquadramento se reduzissem a uma imagem com enquadramento vertical ao centro, seriam desnecessárias todas as imensas teorizações e os milhares de páginas escritas sobre o assunto.
    Na minha opinião o assunto deve ser tratado com maior amplitude e com exemplos mais significativos, fiquei picado 🙂 vou fazer um post no meu blog sobre o assunto brevemente.
    Afinal, andam os teóricos da estética a dissecar o assunto há séculos, e ainda hoje não há unanimidade no assunto.
    O enquadramento é acima de tudo uma decisão do artista e não um padrão repetitivo que tudo se pode sobrepor como se fossem camadas.
    Post demasiado curto para tratar um assunto tão discutível e delicado que motiva acesas polémicas todos os dias entre os mais eminentes teorizadores da estética.
    Fica prometido o meu post.
    há 1 livro que me marcou sobre o assunto – Teoria Estética – Theodor Wiesengrund Adorno, filósofo, epistemologo e musicólogo alemão, nasceu em 1903 e faleceu em 1969

Deixar uma resposta