De há muito que os emigrantes de Vilar Maior protestam por a sua festa anual se realizar apenas em Setembro, e este ano relançou-se esse debate na freguesia, realizando-se mesmo um «referendo» que ditará o futuro.
Com o fenómeno da emigração, quase todas as freguesias do concelho do Sabugal transferiram as suas festas maiores para o mês de Agosto, que é quando os que estão longe vêm às terras de origem. Mas em Vilar Maior a tradição foi mais forte e a festa do Senhor dos Aflitos, em tempos uma das maiores da raia, permaneceu no primeiro domingo de Setembro.
Em Vilar Maior há muito que este assunto se discute, mas este ano a polémica foi relançada e os emigrantes voltaram a pedir a alteração da festa do Divino Senhor dos Aflitos para o mês de Agosto, em substituição da festa dedicada à Senhora de Fátima, ou festa do emigrante, como é conhecida na freguesia.
Os interessados reuniram na Junta de Freguesia no passado dia 17 de Agosto e decidiu-se que no domingo, dia 24, haverá uma votação, onde se decidirá o futuro das festividades.
A votos vão várias propostas:
A primeira, de Henrique Silva, é pura e simplesmente mudar a data da Festa do Senhor dos Aflitos para o mês de Agosto.
A segunda, de António Gata, propõe a realização da festa em dois momentos: Em Agosto, em data a acertar, e em Setembro, na data tradicional, com uma única comissão de festas.
A terceira proposta, formulada por Cláudia Marques, defende a realização de duas festas religiosas integralmente iguais, uma em Agosto e outra em Setembro.
A quarta é manter a Festa em Honra do Divino Senhor dos Aflitos no modelo e data actuais.
A quinta opção de voto é acabar com as festividades em Vilar Maior.
O povo da freguesia está apostado em acabar de vez com a polémica que surge todos os anos e que este Verão foi particularmente viva, já que os emigrantes que ainda «esticavam» as férias por uns dias para assistirem às festas estão este ano praticamente impossibilitados de o fazerem, atendendo a que a data tradicional da festa é apenas em 7 de Setembro.
plb
Leave a Reply