O Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, divulgou recentemente um documento com as nomeações e colocações do padres para o serviço das 361 paróquias da Diocese da Guarda. As freguesias do concelho do Sabugal sofreram, também, mudanças na organização presbiterial com a entrada em funções efectivas do recém-ordenado padre Hélder José Tomás Lopes.
Após o falecimento no Hospital da Guarda, no dia 7 de Junho de 2007 do saudoso padre António Joaquim Sanches (Ruvina) e da «passagem à reforma» em Setembro do mesmo ano do carismático Padre António Souta (Sabugal) os serviços religiosos em algumas paróquias do concelho do Sabugal têm vindo a ser assegurados por leigos como, por exemplo, o diácono Lucas de Vale de Espinho.
Com a ordenação de dois novos padres na diocese da Guarda o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, entendeu redistribuir os serviços diocesanos das comunidades paroquiais.
O documento, recentemente divulgado, dá conta das seguintes alterações para o concelho do Sabugal:
«Reverendo Padre Manuel Igreja Dinis e Padre Hélder José Tomás Lopes, nomeados párocos in solidum de Sortelha, substituindo o Reverendo Padre José Pires, que, por razões de falta de saúde fica desligado das responsabilidades de Pároco desta Paróquia. Os dois sacerdotes ficam ainda responsáveis pela capelania do Colégio da Ruvina, e das paróquias de Vale das Éguas, Ruivós, Bismula, Badamalos e Vilar Maior, substituindo o Reverendo Padre Américo Real Barroca, e acumulando com Aldeia de Santo António, Rapoula do Côa e Ruvina.»
Estamos em condições de afirmar que as populações das paróquias que passam a dispôr, novamente, de sacerdote a «tempo inteiro» receberam com enorme satisfação as novas nomeações não deixando de reconhecer e louvar o serviço prestado pelo padre Américo e pelo diácono Lucas ao longo destes meses.
jcl
Leave a Reply