O Ministério da Saúde enviou um despacho para publicação no Diário da República com normas para aumentar a segurança nos hospitais. Uma das preocupações prende-se com a facilidade com que ocorrem raptos de recém-nascidos nas instalações hospitalares.
Um despacho assinado pela Ministra da Saúde, Ana Jorge, enviado para publicação no Diário da República pretende uniformizar e aumentar a segurança dos hospitais portugueses no sentido de garantir um alto padrão alta de eficácia.
Assim os acessos vão passar a ser protegidos por sistemas de vídeo vigilância com monitorização continua e gravação de imagens de alta definição.
A ministra da Saúde Ana Jorge não se limita só a colocar normas novas mas também a reforçar as já existentes como, por exemplo, a obrigatoriedade de os profissionais de saúde exibirem a sua identificação em local bem visível.
Os hospitais também ficam obrigados a adoptar medidas eficazes de controlo de entradas e saídas de doentes, visitas, e outros utilizadores.
Para os serviços de Obstetrícia (maternidades), de Neonatologia e de Pediatria com internamento são instituídas normas mais exigentes.
As pulseiras electrónicas passam a ser obrigatórias nos recém-nascidos e dispõem de um sistema de alarme e encerramento automático de portas de acesso.
Estas medidas deverão estar implementadas até ao final do corrente ano.
Mediante tão grande evolução na segurança dos nossos hospitais deveremos pensar que nem tudo vai mal no sistema de saúde.
aps
Boa Tarde,
Acabei de criar um novo o site, o “escritores de blogues” (para visualizar o site basta clickar no meu nome). Este site é uma rede social destinada a todos os escritores de blogues que o fazem em português. O objectivo é criar um espaço comum a todos para que seja facilitado o contacto e a visibilidade de novos projectos independentemente da ferramenta (blogspot, sapo, wordpress) que utilizam.
Neste sentido gostava de o convidar, e a todos os escritores de blogues que estiverem interessados. Para tal basta seguir o link e carregar onde diz “Join this network”.
Muito obrigado pela atenção,
Melhores Cumprimentos,
Stran