A Companhia de Teatro de Braga apresenta uma peça para crianças, a partir da obra «Histórias que me Contaste Tu», do sabugalense Manuel António Pina, que será apresentada no Theatro Circo da cidade dos arcebispos.
«O Escaravelho Contador» é o nome da peça, que estará em cena de 20 a 28 de Setembro.
O «Escaravelho Contador» apresenta histórias contadas por um escaravelho, como caixas dentro de caixas que se vão revelando ao longo do tempo. Um espectáculo onde não vão faltar muitas imagens e música para alegrar miúdos e graúdos.
Os actores são Solange Sá, Teresa Chaves, Carlos Feio, Rogério Boane, Jaime Soares, e Alexandre Sá, todos pertencentes à Companhia de Teatro de Braga. A peça será encenada por José Caldas e os bilhetes para o espectáculo de 5 euros para crianças e 10 euros para adultos.
Manuel António Pina nasceu no Sabugal em 1943. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Entre 1971 e 2001 foi jornalista do Jornal de Notícias, onde exerceu os cargos de editor e chefe de redacção. Tem colaborado com diversos outros meios de comunicação enquanto colunista.
Tem uma vasta obra literária que engloba poesia, ensaio, literatura infantil, ficção e peças de teatro, tendo já sido traduzido para diversas línguas. A diversidade de géneros desenvolvidos e o seu ecletismo são a evidência do domínio de Manuel António Pina sobre a escrita. Conhecido pelo seu tom reflexivo, filosófico e irónico, o autor é considerado uma das mais eminentes figuras da literatura portuguesa contemporânea.
Recebeu vários prémios, tanto nacionais como internacionais, nomeadamente o Prémio da Crítica pela Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, em 2002, atribuído à globalidade da sua obra poética.
plb
Dr. Manuel António Pina, sem dúvida uma figura importante, do panorama literário e não só da sociedade portuguesa, é acima de tudo uma pessoa de uma simplicidade extrema. Para escrever este comentário perguntei-lhe se poderia falar da casa onde nasceu, com o seu ar natural respondeu-me que se sentiria orgulhoso com tal facto.
Assim, também posso dizer com um certo orgulho, que Manuel António Pina nasceu na casa do seu avô, Manuel Mota, mais tarde adquirida por Abílio Martins, meu pai, que ali instalou o Café Riba-Côa, espaço de referência durante muitos anos no Sabugal.
Quero daqui reiterar que a Cidade de Sabugal tem o privilégio de ter sido berço de uma figura muito rica intelectualmente e de uma grande riqueza humana!
Também daqui gostaria de lhe agradecer uma dedicatória que colocou num livro que me ofereceu e que me sensibiliza muito ” Para a Maria Natália, pedindo-lhe que tome o seu lugar nesta mesa dos meus amigos”.
O meu muito obrigado por esta amizade.
Natália Bispo