É já amanhã, dia 6 de Agosto, que começa a época das capeias da raia de 2008, com a realização da tourada inaugural que, tal como é da tradição, ocorre na Lageosa da Raia «a las cinco en punto de la tarde».
A Capeia é um dos grandes acontecimentos de Verão nas terras raianas do concelho do Sabugal. A tourada do forcão, está historicamente ligada à Lageosa da Raia, pois muitos testemunhos dos antigos apontam para uma forte tradição taurina neste terra colada a Espanha, cuja proximidade com as campinas da «Genestosa», e a região de Fuenteguinaldo, levavam a que nunca faltassem os bravos e fortes touros que ali eram criados. Há mesmo quem defenda que terá sido a partir da Lageosa que a capeia arraiana se espalhou pelas restantes aldeias da raia.
Independentemente das teses acerca da origem da tourada do forcão, é tradição muito antiga a realização da capeia na Lageosa no dia 6 de Agosto, por ocasião das festas dedicadas à Senhora das Neves.
E este ano, a tradição repete-se. No dia 6 de Agosto pela manhã terá lugar o encerro, com a entrada dos touros na aldeia, a caminho do curro, a que se seguirá a lide do touro da prova no redondel improvisado no largo.
À tarde, pelas 17 horas, perante as «calampeira» apinhadas de gente, sairá o primeiro dos seis touros que essa tarde serão lidados ao forcão pelos fortes e destemidos moços da freguesia.
No mesmo dia haverá ainda outra tourada, que acontecerá na Rebolosa, terra que tem vindo a recuperar as tradições taurinas, realizando também anualmente a sua capeia arraiana.
Por Agosto adentro as capeias realizar-se-ão sucessivamente nas várias aldeias raianas. Dia 9 será em Ruivos, dia 11 em Aldeia do Bispo, dia 12 no Soito. Seguem-se depois todas as restantes capeias, num processo festivo que se concluirá, também de acordo com a tradição, no dia 25 de Agosto, em Aldeia Velha, freguesia que sempre encerra a época das capeias.
Boas touradas e boas festividades são os desejos do blogue Capeia Arraiana, que em grande parte existe para defender as nossas tradições.
plb
Leave a Reply