Mantém-se e, infelizmente, agrava-se a evolução da população residente no Concelho do Sabugal.
O Instituto Nacional de Estatística divulgou recentemente as estimativas demográficas de 2007. No Quadro mostra-se a evolução havida desde 2001, para o conjunto NUT III Beira Interior Norte, a que juntaram os concelhos de Belmonte e Penamacor que é constituída pelos concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, os quais tiveram na década 1991/2001 uma evolução demográfica que pode ser assim caracterizada:
Da análise deste Quadro retiram-se as seguintes conclusões principais:
– Acentua-se a diminuição da população da Beira Interior Norte (-4,11 por cento) com diminuição do peso relativo no seio da Região Centro, dado que a população desta Região sobe no mesmo período 1,6 por cento.
– Acentuação da concentração da população da Beira Interior Norte no núcleo urbano principal – Guarda com 40,12 por cento do total.
– Manutenção da tendência de evolução negativa da população do Concelho do Sabugal com claros sinais de agravamento – decréscimo havia sido de 12,1% entre 1991 e 2001, diminuindo 9 por cento nestes seis anos.
– Evolução fortemente negativa de Penamacor, mas positiva, invertendo a tendência da década anterior, para Belmonte.
– O Concelho do Sabugal mantém-se como o segundo concelho da BIN com maior número de habitantes.
Saliente-se, por fim que da análise das estatísticas demográficas referentes a 2007, ressalta um dado que deve levar a pensar quanto à importância das ligações a eixos viários principais, como é o caso da A23.
Na verdade e analisando a evolução dos Concelhos melhor servidos por esta via – Guarda, Fundão, Covilhã e Castelo Branco –, conclui-se que, no seu conjunto, os mesmos registaram uma evolução negativa de cerca de 2 por cento entre 2001 e 2007, com especial destaque para a Covilhã que perdeu 3,6 por cento da sua população.
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Setembro de 2007)
:: ::
Eu bem queria viver e trabalhar no concelho do Sabugal. Mas o PS não me deixa… Quer que eu vá gastar o dinheiro para Seia e que viva lá (pelo menos durante a semana).
Sou professor e colocaram-me, este ano lectivo, no concelho de Seia, e não autorizaram uma troca com uma colega que era de Seia e foi colocada no concelho do Sabugal.
Portanto, embora estatisticamente eu estivesse a viver no Sabugal, vivia era em Seia.
Como sei que é PS diga-me, para ver se eu posso votar nesse partido , nas próximas eleições:
Porque é que o primeiro-ministro está sempre a dizer que o insultam, quando lhe chamam mentiroso? É porque ele está a cumprir o programa do Governo ou chamam-lhe isso, porque fez tudo ao contrário daquilo que prometeu na campanha eleitoral? Então, porque se exalta tanto, quando lhe chamam mentiroso? Acha que as pessoas sabem alguma coisa de programa de Governo, ou ligam a isso, ou ouviram o PS prometer isto e aquilo na campanha e depois viram tudo acontecer ao contrário?
Concorda com os fechos das escolas no concelho de Sabugal?
Concorda com os fechos de serviços (como os Correios, no Soito)?
Acha normal que dos funcionários do Ministério da Educação apenas os professores tenham que andar com a casa às costas?
Não sei se sabe, mas se uma escola fechar e tiver auxiliar de educação ou funcionários administrativos, estes vão para uma escola próxima. Porque será que os professores têm que concorrer , se a escola fechar, e se sujeitam a ir para mais de 100 Km de casa?
Acha normal?
Concorda com a perda total de autonomia dos professores, hoje uns meros executantes das políticas do Ministério da Educação?
Acha que uma maioria absoluta é o melhor para o país?
Se responder a estas perguntas, pode ser que eu vote no PS nas próximas eleições.