O Grupo Territorial da GNR da Guarda identificou na semana passada um suspeito de prática de roubo de viaturas através do método de carjacking, para além de proceder a 11 detenções pela prática de outros crimes.
O suspeito de carjacking, tem 27 anos de idade e é residente em Paranhos da Beira, concelho de Seia. O carjacking é uma prática criminosa que consiste no roubo de carros abordando o seu condutor com a ameaça de armas de fogo ou armas brancas. Trata-se de um crime onde se recorre muitas vezes à violência, o qual acontece sobretudo nas grandes cidades e seus arredores, sendo muito pouco comum no interior do país.
No total a GNR da Guarda registou 60 ocorrências criminais, no período de 23 a 29 de Junho. Dessas destacam-se quatro crimes de ofensas à integridade física, cinco de dano, um de furto de veiculo, um de roubo de viatura, dois de furto em residências, um de captura de espécies não cinegéticas, quatro de condução sem habilitação legal, quatro de condução sob influencia do álcool e sete de violência doméstica.
Durante a mesma semana efectuaram-se 11 detenções sendo quatro por condução sob efeito do álcool, quatro por condução sem habilitação legal, duas por captura de espécies não cinegéticas e uma por furto de veículo.
Para além da situação de carjacking a GNR destaca em comunicado a situação da detenção em Fornos de Algodres de um indivíduo por furto de veículo e a recuperação de 15 painéis fotovoltaicos, no valor de oito mil euros, pertencentes à Câmara Municipal de Gouveia e que haviam sido furtados em quintas isoladas.
Registaram-se 26 acidentes de viação, 13 dos quais em resultado de colisões, 11 por despistes e dois por atropelamento. Dos mesmos resultaram um morto e 12 feridos ligeiros. A velocidade excessiva é apontada como a principal causa da sinistralidade rodoviária verificada.
plb
Continuem assim com o bom trabalho!