O Governo formalizou a criação da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, integrando os hospitais Sousa Martins (Guarda), Nossa Senhora da Assunção (Seia) e ainda 12 centros de saúde do distrito.

O Conselho de Ministros aprovou, ontem, 12 de Junho, o decreto-lei que cria a ULS da Guarda e os seus respectivos estatutos. A nova Entidade Pública Empresarial (EPE) integrará também as Unidades de Saúde Familiar que vierem a ser criadas na região.
Trata-se do cumprimento de uma medida anunciada pelo anterior ministro da saúde, Correia de Campos, em 19 de Maio do ano passado, no decurso de uma vista ao Hospital Sousa Martins na Guarda. Esta foi a forma encontrada pelo governante para ultrapassar a falta de entendimento entre os conselhos de administração dos hospitais de Castelo Branco, Covilhã e Guarda acerca do futuro do Centro Hospitalar da Beira Interior, que deveria integrar essas três unidades hospitalares.
A nova ministra, Ana Jorge, deu continuidade ao projecto, criando agora a ULS e anunciando que as obras de requalificação e ampliação do Hospital Sousa Martins, orçadas em 55 milhões de euros, se iniciarão dentro de um ano. As obras implicarão uma profunda remodelação e requalificação do edifício central e a construção de um novo edifício com cinco mil metros quadrados, que acolherá vários serviços, dentre os quais as urgências.
Todos os centros de saúde do distrito da Guarda, à excepção dos de Aguiar da Beira e de Vila Nova de Foz Côa, passam a integrar a ULS.
:: ::
«Direito por linhas tortas», por Ana Paula Sousa
Leave a Reply