Realiza-se hoje, 30 de Maio, e prolonga-se pelos próximos dois dias, a segunda edição da Feira das artes e da Cultura, também designada por Festa do Bacalhau, em Almeida.
O fiel amigo vai ser o rei da gastronomia nos restaurantes de Almeida e o grande chamariz de pessoas à vila amuralhada durante este fim-de-semana. Esperam-se sobretudo espanhóis, que virão chamados pelo sabor divinal do bacalhau português, e que certamente aproveitarão para observarem a feira e visitarem a vila e os povos vizinhos.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Almeida, que preparou um programa repleto de actividades nos três dias do certame. Ao nível musical realça-se a actuação de Quim Barreiros, às 23 horas de sábado. Na noite de sexta o espectáculo será por conta do grupo espanhol Malibu e no domingo por conta do grupo nacional Êxitos do Passado.
Há actividades de pintura, com a designação «Pintar Almeida», uma concentração de autocaravanistas, exposições de pintura, lançamento de um livro, animação de rua, e actuação de grupos folclóricos. Também haverá um encontro gastronómico promovido pela «Confraria dos Aromas e Sabores Raianos», cuja entronização está agendada para a hora de almoço de sábado. Depois realiza-se uma palestra sobre o bacalhau, com a presença do professor Reis Torcal.
Valerá a pena dar uma saltada a Almeida no fim-de-semana, para provar as variadas ementas do fiel amigo.
plb
Como adoro bacalhau,mas mesmo para quem não gosta, pois só de olhar faz ficar com água na boca