A quarta edição da Mostra Agro-Alimentar do Alto Côa, realizada no passado fim-de-semana no Soito, foi prejudicada pela chuva intensa e pelo frio que se fez sentir, facto anormal para esta época primaveril.
Os diversos stands que acolheram as exposições de produtos regionais estiveram abertos e receberam os visitantes que ali se deslocaram, mas desta feita em número muito inferior ao que era esperado. O mau tempo assentou arraiais em todo o fim-de-semana, facto que prejudicou a realização.
Mesmo em condições adversas, os pavilhões de exposição de produtos regionais estiveram ocupados, realizando-se também as exposições de ruminantes e de máquinas e alfaias agrícolas, bem como as provas gastronómicas. Também houve divertimentos para as crianças e actuações musicais. Porém o número de visitantes ficou muito aquém do que era esperado pelo município sabugalense, que organizou a iniciativa no sentido da promoção da economia do concelho.
Na tarde de domingo, dia 25 de Maio, acorreu muita gente no local, na expectativa de assistir à tourada que estava em cartaz, porém também esta ficou sem efeito devido à chuva. Nos momentos que antecederam a hora prevista para a corrida o tempo melhorou e o sol espreitou mesmo por entre as nuvens, fazendo crer às pessoas que o espectáculo se realizaria, porém os cavaleiros consideraram não haver condições mínimas para a corrida, atendendo ao piso lamacento da praça de touros.
A Câmara Municipal chegou a um entendimento com os cavaleiros (António Ribeiro Telles e António d’Almeida), o matador espanhol (Javier Castaño) e os grupos amadores de forcados (de Coruche e de Coimbra), no sentido de não se gorarem de todo as expectativas e os compromissos acordados. Assim será agendada nova data para a realização da corrida no mesmo local.
plb
Já tenho o relatório…
Nem houve concerto do José Cid, nem nada.
É pena que tanto esforço e vontade tenham tido este resultado.
Resta a consolação, do insucesso ser devido a factores exógenos aos promotores, que não deixam, por isso mesmo, de estar de parabéns pela obra que realizaram em prol da região e do mundo Rural, com esta grande iniciativa que muito dignificou a Regiao “Arraiana” de Riba Coa.
O concerto de José Cid agendado para Sábado foi , também , adiado.
Não foi feita referência nenhuma a isso no “post”, mas isso também gerou expectativa e não só a tourada.