A empresa de transporte de mercadorias, Matertir, sedeada em Vilar Formoso, poupa entre 15 a 18 mil euros por mês por abastecer a frota em Espanha. As lojas portuguesas estão às moscas e a crise está a ficar insustentável.
A Matertir instalada no Parque Industrial de Vilar Formoso trabalha com uma frota de 32 camiões mas «os motoristas têm ordens para abastecer em Espanha», declarou à agência Lusa, Matilde Afonso, chefe de tráfego da empresa.
«Fazemos transportes para Itália, França, Holanda e Bélgica mas desde há cerca de três anos que passou a compensar mais abastecer aqui ao lado na localidade espanhola de Fuentes de Oñoro» esclareceu a responsável recordando que «a empresa tinha uma bomba de abastecimento própria mas deixou de fazer sentido adquirir o combustível em Portugal».
O aumento dos combustíveis em Portugal está a ter efeitos graves em Vilar Formoso, com gasolineiras e lojas comerciais sem clientes enquanto que em Fuentes de Oñoro (Espanha) se registam «enchentes».
Com o preço dos combustíveis muito mais baixos em Espanha já encerrou uma gasolineira na avenida principal de Vilar Formoso e as outras duas que ali estão em funcionamento têm clientela reduzida. A Cipol, fechou há cerca de três anos e apresenta agora sinais de abandono com lixo acumulado e equipamentos degradados.
Os comerciantes de Vilar Formoso também conhecem os efeitos negativos da fórmula «Vá às compras a Espanha e encha o depósito». O Bazar Espanha está às moscas e no seu interior apenas se encontrava a proprietária, Maria de Lurdes, que possui o estabelecimento há 22 anos. «Cheguei a ter quatro empregadas fixas e mais duas eventuais e neste momento estou sozinha e sobro», assegurou à agência Lusa. «Não há movimento absolutamente nenhum. A culpa é do Governo, que sobe o IVA e os combustíveis e os nossos preços deixam de ser atractivos para os espanhóis», concluiu.
jcl
Leave a Reply