Vai entrar em funcionamento no início de Maio o túnel de ligação entre as barragens do Sabugal e da Meimoa para alimentar o novo bloco de rega de Belmonte e Caria. Lá para fins de Junho a Barragem do Sabugal poderá começar a fornecer água ao Regadio da Cova da Beira.
O Regadio da Cova da Beira vai estrear no início de Maio o túnel de ligação entre as barragens do Sabugal e da Meimoa e os blocos de Belmonte e de Caria com uma área aproximada de 3000 hectares.
A Barragem do Sabugal deverá contribuir, a partir dos finais de Junho, com um transvaze de 18 milhões de metros cúbicos de água dos cerca de 30 milhões que tem disponíveis. A operação de inauguração da obra obriga a algumas precauções no sentido de comprovar e assegurar a consistência da estrutura.
Em declarações à agência Lusa o presidente da Associação de Regantes, António Gomes, revelou que «a ligação entre as duas barragens quase elimina o risco de seca na Cova da Beira mas é uma obra nova que vai ser usada pela primeira vez e por isso temos que ver como se comporta». «Se a rega chegar a 60 por cento da área, devemos atingir os 400 utilizadores», acrescentou o dirigente.
Actualmente apenas está a funcionar o Bloco da Meimoa que foi aberto em 1990 e contou na última campanha com 646 utilizadores distribuídos por 1700 hectares de terreno com culturas de milho, grão e silagem nos concelhos do Fundão, Penamacor e Sabugal.
O processo do Regadio da Cova da Beira ficará completo em 2009 com a construção dos blocos da Covilhã e do Fundão.
jcl
Leave a Reply