A candidatura da Junta de Freguesia da Rebolosa ao projecto Leader+ da Pró-Raia fez renascer a escola primária da aldeia e transformou-a num moderno e funcional espaço de convívio e novas tecnologias da informação.
A Escola Primária da Rebolosa foi desactivada no final do ano lectivo 2005/2006 por não ter frequência mínima de alunos exigida por lei.
Para evitar que o espaço ficasse votado ao abandono a Junta de Freguesia local candidatou-se ao projecto Pic Leader+ da Pró-Raia para lhe dar uma nova funcionalidade salvaguardando o património e apostando no desenvolvimento sócio-cultural dos habitantes da Rebolosa.
A instalação do Espaço de Convívio e Novas Tecnologias da Informação foi apoiado com cerca de seis mil euros e permitiu adquirir três computadores, mobiliário (mesas de computador, cadeiras e estantes, televisão e aparelho de DVD.
Durante o ano de 2007 decorreram vários cursos com rebolosenses jovens e menos jovens que voltaram à escola para actualizarem ou tomarem contacto pela primeira vez com as novas tecnologias da informação.
Entre Março e Abril o curso «Iniciação à Internet» foi frequentado por 12 formandos e durante o mês de Março 13 alunos aprofundaram conhecimentos informáticos em «Processamento de texto» em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional da Guarda. De Setembro a Dezembro no âmbito do Programa Novas Oportunidades o processo RVCC para equivalência ao 9.º ano realizado pelo Nerga foi frequentado por 14 alunos.
O espaço passou a contar com a presença de uma funcionária colocada pelo Centro de Emprego da Guarda que colabora com os utentes na utilização dos quatro postos de Internet, da televisão, da mini-biblioteca e dos jornais e revistas.
O serviço público de acesso às novas tecnologias de informação contribui para a igualdade de oportunidades no meio rural e investe na formação e desenvolvimento dos jovens e da população em geral.
jcl
Leave a Reply