A ADES (Associação Desenvolvimento Sabugal), em colaboração com a CÔAFLOR, apresentou, à Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), 29 candidaturas para equipar as Juntas de Freguesia com equipamentos de primeira intervenção para combate a incêndios. Os processos foram todos aprovados e os «kits» foram agora entregues nas freguesias.
É mais um instrumento à disposição das Juntas que, em caso de incêndio, poderá ser de grande utilidade. Algumas Juntas já adquiriram carrinhas para transportar os referidos equipamentos.
Os equipamentos custaram cerca de 8.000 Euros cada um. Foi pouco dinheiro em relação à grande importância dos mesmos.
Tal como avançado a 20 de Agosto de 2007 pelo Capeia Arraiana o programa governativo envolveu 8 milhões de euros e considerou prioritárias as freguesias com mais de 50 por cento da sua área abrangida por mancha florestal tendo aprovado 865 das 1845 candidaturas recebidas e apreciadas pela DGAL. Os distritos da Guarda (147), Viseu (121), Viana do Castelo (82), Castelo Branco (76) e Braga (72) conseguido o maior número de aprovações para os «kits» que incluem depósitos de água e de retardantes e equipamento básico de combate a incêndios.
As freguesias do Sabugal e do Soito não foram consideradas por terem corporações de bombeiros e houve algumas (poucas) juntas que nem tentaram candidatar-se.
Aqui deixamos as freguesias contempladas: Águas Belas, Aldeia da Ponte, Aldeia da Ribeira, Aldeia de Santo António, Aldeia do Bispo, Aldeia Velha, Alfaiates, Badamalos, Bendada, Bismula, Casteleiro, Cerdeira, Fóios, Forcalhos, Lomba, Malcata, Moita, Nave, Penalobo, Pousafoles do Bispo, Quadrazais, Rapoula do Côa, Ruvina, Santo Estêvão, Seixo do Côa, Vale das Éguas, Valongo do Côa, Vila do Touro e Vilar Maior.
As Juntas ficaram gratas à ADES, CÔAFLOR, e à DGAL. Que apareçam outras candidaturas do género são os votos sinceros dos elementos das Juntas de Freguesia.
Também uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal do Sabugal por ter facultado o transporte e entrega dos referidos equipamentos nas sedes das Juntas de Freguesia.
José Manuel Campos
Leave a Reply