O «Ti Abel Músico» faleceu no dia 15 de Fevereiro com 94 anos no Lar da Terceira Idade de Aldeia do Bispo.
No princípio da década dos anos 30 vinha, com muita frequência, a banda de Pínzio tocar nas festas de Aldeia do Bispo. Era costume, nessa altura, dividir os elementos da banda por algumas casas da aldeia que, gentilmente, ofereciam o almoço.
Fazia parte da banda um jovem chamado Abel que era responsável por um instrumento chamado caixa ou seja um tambor pequeno. Jovem simpático e alegre, como sempre foi, enamorou-se de uma jovem de Aldeia do Bispo com quem viria a casar. Desse matrimónio nasceram quatro filhos. Três homens e uma mulher. Cresceram, como a maioria, na terra e um dia o Ti Abel decide partir para França levando mulher e filhos. Estes cresceram, tornaram-se independentes, e foram, como é natural, à vida deles sem que nunca tivessem esquecido a terra Natal.
Quando o Ti Abel atingiu a idade da reforma regressou a Aldeia do Bispo onde entretanto os filhos também construíram casa de férias já que o ganha pão continuou a ser em França.
Não contaria esta história se o Ti Abel Músico, tal como é conhecido em Aldeia do Bispo e na região, se tivesse desligado da banda de Pínzio. Tal não aconteceu. Bem pelo contrário. A banda constituiu sempre uma paixão para o Ti Abel. Ofereceu instrumentos, enviou cheques e convidava-a a vir com alguma frequência a Aldeia do Bispo. Foi um homem generoso e amigo de todas as pessoas.
Contava 94 anos quando no dia 15 faleceu no Lar da 3.ª Idade, em Aldeia do Bispo.
O funeral realizou-se no dia seguinte, sábado, dia 16 de Fevereiro de 2008.
A banda de Pínzio esteve em peso no funeral. Foi uma cerimónia triste, tal como são todos os funerais, mas, ao mesmo tempo, considero que foram momentos bonitos e sentidos por todos os participantes, que foram muitos.
Que Deus o leve para o Céu porque praticou muitas e boas acções.
:: ::
«Nascente do Côa», opinião de José Manuel Campos
(Presidente da Junta de Freguesia dos Fóios)
Leave a Reply