Durante o mês de Fevereiro estará em exposição na cidade do Sabugal uma casa construída com materiais ecológicos, que poupam energia. A iniciativa é da Quercus e da Transcudânia, Associação Cultural do Sabugal, contando com o apoio da Câmara Municipal e das empresas Ricardo & Ricardos e Isol Lince.
Trata-se de apresentar uma casa de pequenas dimensões, semelhante a um quiosque de rua, com cerca de 30 metros quadrados de área. A construção tem uma estrutura modular, desmontável e constituída por materiais de baixo impacte ambiental. A mostra permite ainda disponibilizar informação indispensável à construção de uma habitação mais amiga do ambiente.
Na casa ecológica o visitante toma conhecimento das novas soluções construtivas, como a utilização de aglomerado de cortiça ou papel reciclado para isolamento, o recurso a painéis solares para aquecimento ou produção de energia, a instalação de torneiras sem chumbo e com redutor de caudal para poupar água, ou ainda o uso de caixilharia de alumínio cem por cento reciclável.
A mostra faz parte de um projecto que teve início em 23 de Outubro, no Porto, numa das maiores feiras Internacionais de construção, a Concreta. Passou depois por Braga, Vila Real, Aveiro e Guarda. Do Sabugal a exposição prosseguirá viagem pelas restantes capitais de distrito do país.
Com esta digressão a associação ambientalista Quercus pretende sensibilizar as pessoas para as questões ambientais, com especial ênfase no aproveitamento da energia e na utilização de materiais não poluentes e recicláveis na construção civil.
plb
Leave a Reply