A digressão nacional da «Habitação Ecológica – eHco» da Quercus está na Guarda no largo junto ao mercado municipal e à central de camionagem até ao final de Janeiro. A campanha ambientalista iniciou-se no Porto em Outubro e conta com o apoio da Associação Transcudânia do Sabugal.
A Habitação Ecológica (eHco) é uma casa desmontável de pequenas dimensões (30 metros quadrados), semelhante a um quiosque de rua, construída por módulos com materiais de baixo impacto ambiental e junta no mesmo edifício as premissas de construção e utilização sustentável através do bom uso e da economia de recursos finitos.
Construída em aglomerado de cortiça tem torneiras com redutor de caudal e é energeticamente auto-suficiente graças aos painéis fotovoltaicos instalados no telhado
A campanha pretende promover a melhoria da qualidade do ar no interior das habitações, a necessidade de construir edifício menos poluentes, minimizar o consumo de energia, de água e de outros recursos naturais.
A digressão do projecto do núcleo de Lisboa da Quercus iniciou-se na Feira de Construção Concreta, no Porto, no passado dia 23 de Outubro e pretende passar por todas as capitais de distrito do País. Na Guarda conta com o apoio do núcleo regional da Quercus e da Associação Trancudânia do Sabugal.
Os elementos essenciais à vida estão no Ambiente. A Humanidade tem o dever de preservar a sustentabilidade do Ambiente e de utilizar racionalmente os seus escassos recursos.
jcl
Leave a Reply