A XIII Feira das Tradições, em Pinhel, tem por tema «Sabedorias populares e medicinas alternativas», realizando-se de 1 a 3 de Fevereiro, de modo a aproveitar a a vinda de muita gente à serra no fim-de-semana de Carnaval.
A Câmara Municipal de Pinhel realiza o seu certame anual de promoção cultural e económica no novo Pavilhão Multiusos da cidade. Para além das habituais exposições, haverá um desfile de Carnaval, actividades musicais e animação variada. Dentre os concertos de música merecem destaque os artistas Pedro Kima e Marco Horácio.
Este ano o evento realiza-se sob o lema “Sabedorias Populares e Medicinas Alternativas”, numa alusão ao saber do povo no tratamento de doenças, esperando-se que uma boa parte dos stands sejam alusivos a este tema. A maior parte das exposições têm um intuito comercial, mostrando produtos da região, mas muitas resultam da iniciativa de associações e de organismos oficiais, que encontram neste evento a possibilidade de darem a conhecer as suas actividades. A organização apela especialmente à participação de artesãos do concelho, os quais são convidados a executarem ao vivo a sua arte, como forma de assim promoverem a cultura popular.
O município aposta neste ano na realização do desfile de Carnaval, que acontecerá na tarde do último dia da Feira, domingo. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara e as escolas do concelho, contando com a participação de mais de mil crianças e jovens de diferentes graus de ensino.
Para além das exposições no Pavilhão Multiusos, haverá também tendas onde serão instaladas as tradicionais tasquinhas que servirão comidas e bebidas aos visitantes.
A Feira das Tradições é um dos certames com maior prestígio do distrito da Guarda, invariavelmente realizada no fim-de-semana anterior ao dia de Carnaval, para assim potenciar as visitas, aproveitando a enorme onde de turistas que nessa altura «invade» a Serra da Estrela.
plb
Leave a Reply