A Câmara Municipal do Sabugal demora menos de um mês e meio a pagar as empreitadas, facto que a coloca entre as sete autarquias do país melhor cumpridoras.
Segundo o último inquérito semestral realizado pela Federação Portuguesa dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (FEPICOP), são pouquíssimas as empresas que pagam as empreitadas dentro do prazo legal estabelecido. A Câmara do Sabugal, está entre as que pagam em menos de um e meio, juntamente com as de Castelo de Vide, Pampilhosa da Serra, Alcácer do Sal, Albufeira, Lagoa e Lagos.
A esmagadora maioria dos municípios demora cerca de sete meses a liquidar as dívidas, sendo que o prazo legal para o efeito é de apenas dois meses. Contudo, segundo a FEPICOP os últimos dados apontam para uma ligeira melhoria nos pagamentos que progressivamente vêm demorando menos tempo.
Ainda segundo o mesmo estudo as seis autarquias mais incumpridoras são Cabeceiras de Basto, Castelo de Paiva, Figueira da Foz, Lisboa, Santa Maria da Feira e São Pedro do Sul, que demoram em média mais de 15 meses a fechar as contas com as empresas de construção.
plb
Leave a Reply