O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou hoje na Guarda o reforço das forças de segurança no próximo ano, coma entrada de mais 2.280 novos efectivos.
O Ministro reuniu na Guarda com todos os governadores civis do país e no final declarou aos jornalistas que a PSP e a GNR serão reforçadas com a entrada de mais efectivos em 2008.
Segundo Rui Pereira, entrarão mais mil efectivos para PSP e 1.280 para a GNR, o que garantirá um real reforço na segurança.
No encontro mensal com os representantes do Governo nos distritos do país, foram analisados e discutidos assuntos ligados com a segurança interna e a protecção civil. Rui pereira destacou o papel que os governos civis estão a fazer no plano da sensibilização da população, sendo também relevante a criação de observatórios de segurança rodoviária nos vários distritos.
Confrontado com o aumento do número de mortos nas estradas portuguesas (que este ano já vai em 823) Rui Pereira observou que o número é ligeiramente superior ao do ano passado, mas de qualquer forma está confiante que se vai chegar ao fim do ano abaixo da «barreira psicológica» dos mil mortos. «Pela primeira vez, no ano passado, tivemos menos de mil mortos e até menos de 900 mortos», disse o governante, que garantiu ainda que essa meta estava apenas prevista para o ano 2009.
Para reforçar a sua ideia o ministro lembrou que em meados da década de oitenta morriam mais de 2.500 pessoas por ano nas estradas portuguesas, número de que estamos hoje muito longe.
plb
Leave a Reply