O Sabugal tem um novo espaço de divulgação das suas potencialidades, no qual se expõem vestígios históricos, artesanato, velharias e peças evocativas dos monumentos e das tradições da região.

Foi inaugurada na zona histórica do Sabugal, junto ao castelo das cinco quinas, a «Casa do Castelo», a qual pretende contribuir para a promoção do concelho, especialmente junto dos muitos visitantes que o castelo tem ao longo de todo o ano.
O novo espaço, formalmente aberto no passado dia 8 de Dezembro, pertence a Natália e Romeu Bispo, um casal de sabugalenses apostados em contribuir para o despertar do Sabugal através do aproveitamento de um espaço singular, erguido a partir de uma casa antiga, que foi completamente recuperada.
A Casa contará em breve com um restaurante, que acrescerá à loja de produtos regionais que já ali funciona e onde também se vendem doces conventuais.
Durante as obras de recuperação foi descoberta uma ara romana, que agora está exposta no local. Este achado é uma das atracções do novo espaço, dado o seu valor histórico e a sua riqueza decorativa, com um conjunto de figuras que representam um touro e diversos instrumentos de sacrifício.
Outras das atracções é um altar judaico que também ali foi descoberto, o que indicia que a casa terá pertencido a cristãos novos, que à socapa praticavam o judaísmo. Este achado tem um significado muito especial, pois calculava-se que este tipo de vestígios não existia no Sabugal.
:: :: :: :: ::
O Capeia Arraiana, deseja os maiores sucessos para a «Casa do Castelo» e para os seus proprietários, cujo exemplo de abnegação e dedicação à terra natal merece ser enaltecida.
jcl e plb
Estou com pressa…de visitar a casa do castelo.
Hà 35 anos atràs, uma rapariga de Vale de Espinho, I.Maria Duarte, vivia nessa casa com os tios e primos . Quando o velho fica velho; e nao vira a novo ……gosto.
marizé de Vale de Espinho