O presidente da Junta de Freguesia do Manigoto, Manuel Celestino Martins Neves, lançou o desafio sobre a origem do topómino «Manigoto» e o resultado foi, e bem, impresso para a História.
«Manigoto é uma das 27 freguesias do concelho de Pinhel, distrito e diocese da Guarda. É delimitado pelas freguesias de Vascoveiro (a Norte), Lamegal (a Sul), Atalaia (a Nascente) e Lameiras (a Poente)…» Assim começa a publicação «Topónimo Manigoto» dedicada a todos os cidadãos e amigos da freguesia.
Com 283 recenseados e cerca de 400 habitantes que vivem da agricultura a freguesia do Manigoto fica situada numa encosta virada a Sul entre a Serra do Manigoto e o Barrocal Cego entre Pinhel e Pínzio. A padroeira é Nossa Senhora da Conceição e, assim, o dia da freguesia é festejado a 8 de Dezembro.
As dúvidas quanto à origem do nome «Manigoto» levaram Manuel Celestino Martins Neves, presidente da Junta de Freguesia local, a escrever a uma dezena de individualidades manifestando interesse em recolher as suas opiniões sobre o topónimo.
Responderam à chamada (sem saberem uns dos outros) Adriano Vasco Rodrigues, António Carreira Coelho, Flávia de Almeida Fernandes e… Jesué Pinharanda Gomes. As conclusões são todas brilhantes, todas originais e diriamos… todas diferentes. Mas valeu a pena o desafio. Mas vale a pena ler os estudos e as teses formuladas.
Aqui deixamos (perdoem os restantes) a conclusão de mestre Pinharanda Gomes:
«Sem assumir um critério dogmático, sou do parecer que a origem do topónimo é referenciável aos Godos, e que, seja por antroponímia, seja por toponímia, o nome da aldeia nasceu por aqui. Manigode ou Maniquote não me parece hipóteses a abandonar. Sendo assim Manigoto – terras incultas, baldios, maninhos, bosque, na vizinhança de uma vila ou de grande aglomerado populacional.»
Ou como se pode ler na publicação «o Manigoto é uma freguesia como tantas outras do Interior do País, marcada pela emigração, onde se vive calma e naturalmente cada dia e onde a qualidade de vida é de nível superior».
:: ::
José Carlos Lages
Acho que o significado de Manigoto, seria ” Horizonte de pedra”
ESTIMADOS MANIGOTENCES
EU ANTERO DAS NEVES GAMA QUE TAMBEM SOU FILHO DESTA TERRA.E´COM MUITO ORGULHO QUE DESEJO AJUDAR A ENCONTRAR A ORIGEM DO NOME DA NOSSA TERRA MANIGOTO
DISSE-ME UMA VEZ O CONHECIDISSIMO SR.ILIDIO MARTA DE PINHEL O ILUSTRE HISTORIADOR E AUTOR DO LIVRO PINHEL FALCÃO
QUE O MANIGOTO ERA DE ORIGEM ALEMÃ!
E TERÁ AS SUAS RASÕES PELO SEGUINTE !
POIS MAN EM ALEMÃO É =HOMEM! ENA ALEMANHA APELICA-SE MUITO O NOME DAS PESSOAS «O HOMEM ISTO O HOMEM AQUILO »!DAI QUE «MAN «É POR ONDE COMEÇAM MUITO BOA PARTE DO NOME DOS HOMENS NA ALEMANHA!
E A ORIGEM DO MANIGOTO POR ESTA ORDEM DE IDEIAS EVENTUALMENTE PODE TER ORIGEM NUMA MINA DE QUE FALAVAM OS MAIS ANTIGOS COMO O SR. BEIRÃO QUE FOI O PAI DO SR.FERMINO BARROCO ,ZÉ BEIRÃO E OUTROS BEIRO~ES BARROCOS ENFIM ANTEPAPASSADO DOS QUE AINDA HOJE SÃO NO MANIGOTO «OS BARROCOS »!MINA ESSA QUE TERA SIDO EXPLORADA O QUE NUNCA SOUBE PARA QUÉ QUE DESABOU!E FICOU LA MUITA FARRAMENTA SUBTERRADA !ISTO TAMBEM SEGUNDO O QUE DISSE O SR. BEIRÃO. E TAMBEM SEGUNDO O SR. ALFREDO |FERNANDES ,QUE ESTAVA ESCORADA COM PINHO VERDE QUE NÃO APODRECIA !ESTA MINA SE BEM ENTENDI NA ALTURA LOCALIZAVA-SE NA ZONA DA JUNQUEIRA.
O MANIGOTO TEM CARECTERISTICAS UNICAS QUE FALAM BEM DAS SUAS ORIGENS !ORIGENS UNICAS QUE FALAM BEM CLARO QUE DESCENDEMOS DE POVO URGULHOSO NO BOM SENTIDO !POIS DE PRINCIPIO AINDA NÃO PARAMOS UM INSTANTE PARA PENSARMOS QUE TEMOS AI CAMINHOS E EMPAREDAMENTOS !QUE NÃO SÃO MERAS PAREDES! ISSO SÃO IMPUNENTES MURALHAS SENHORES! COISA UNICA ! QUE NÃO SE VÉ COISA PARECIDA EM LADO NENHUM !ESTAS MURALHAS FALAM BEM DOS NOSSOS ANTPASSADOS QUE NÃO LHES SRVIA UMA PAREDE QUALQUER! ESTAS MURALHAS FALAM BEM CLARO QUÃO ORGULHOSOS PARA O MAIS ERAM OS NOSSOS ANTEPASSADOS !
O MANIGOTO PARA ALEM DA PERGUNTA QUE SE PÕE ORIGEM DO TOPÓNITO MANIGOTO–EMTENDO QUE TAMBEM SE PODIA FALAR DE MUITAS MAIS COISAS QUE LHE ESTÃO NA H ISTORIA E QUE NÃO FIQUE NO ESQUECIMENTO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO ! COMO POR EXEMPLO A PASSAGEM DAS INVASÕES FRANCESAS!
E TEMOS VARIAS HISTORIAS PARA CONTAR QUE AINDA RESISTIRAM AO TEMPO