No dia em que a cidade da Guarda comemora 808 anos da atribuição do Foral o Teatro Municipal da Guarda (TMG) apresenta no palco do Grande Auditório o «Cancioneiro de Estevam da Guarda» interpretado pelo grupo «La Batalla».
A Câmara Municipal da Guarda e o TMG apresentam, em estreia absoluta, integrado nas comemorações do dia da cidade da Guarda e dos 808 anos da atribuição do foral o espectáculo musical «O Cancioneiro de Estevam da Guarda».
Interpretado pelo grupo «La Batalla», sob a direcção de Pedro Caldeira Cabral, é a primeira vez nos tempos modernos que são interpretadas as Cantigas de Amigo, de Amor, de Escárnio e Maldizer de um dos últimos trovadores da corte de D. Dinis.
O grupo musical foi fundado em 1984 pelo seu actual director, Pedro Caldeira Cabral, incorporado no projecto de animação cultural do museu do Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha. Dedica-se, desde a sua criação, à interpretação de música medieval com especial destaque para o reportório dos trovadores e jograis galaico-portugueses.
O grupo é composto por músicos com formação e experiência em diversas áreas musicais mas dada a escassez de informação musical sobre as épocas escolhidas o grupo não assume a fiel reconstituição histórica dos trechos apresentados.
O espectáculo com a duração de 90 minutos está marcada para terça-feira, 27 de Novembro, às nove e meia da noite. A entrada é livre mediante o levantamento prévio do ingresso na bilheteira do teatro.
jcl (com TMG)
Leave a Reply