A Câmara Municipal do Sabugal e a Diputácion de Salamanca viram aprovada a candidatura conjunta ao programa comunitário que visa melhorar as ligações entre localidades junto à raia e destas com os concelhos limítrofes.
No âmbito da cooperação transfronteiriça Portugal-Espanha a Câmara Municipal do Sabugal (como chefe-de-fila) em parceria com a Diputácion de Salamanca apresentaram uma candidatura ao Programa de Iniciativa Comunitária ao INTERREG III-A denominada «Permeabilização da Fronteira Sabugal-Província de Salamanca».
O objectivo da candidatura, entretanto aprovada, visa melhorar algumas estradas do concelho do Sabugal permitindo ligações mais rápidas e seguras entre as localidades sabugalenses e destas a Espanha e aos concelhos limítrofes.
O projecto potencia mais segurança e rapidez nas viagens entre a província de Salamanca, passando por Ciudad Rodrigo e a região da Cova da Beira até Castelo Branco, descongestionando o IP5 e incrementada a curto prazo com a construção da ligação da fronteira à A23 através do concelho do Sabugal.
As estradas municipais sabugalenses melhoradas pelas intervenções financiadas pelo FEDER são: Aldeia da Ponte-Forcalhos, Alfaiates-Soito, Pousafoles-Penalobo e Baraçal-Vila do Touro. Do lado espanhol foram contempladas as ligações Fóios-Navasfrías (troço Navasfrías-Aldeia do Bispo até à fronteira), Aldeia do Bispo-Troço El Payo (até à fronteira) e Navasfrías-Casillas de Flores (até ao limite provincial).
Os melhoramentos agora concretizados (especialmente os caminhos de terra batida de ligação a Navasfrías) eram há muito desejados pelas populações transfronteiriças e permitirão, a partir de agora, acessos mais rápidos entre os dois lados da raia sabugalense com evidentes benefícios para todos.
jcl
Leave a Reply