A selecção nacional de futebol está apurada para a fase final do Campeonato da Europa de Futebol 2008. A prova irá decorrer no próximo Verão numa organização conjunta da Suíça e da Áustria.
Os portugueses tiveram que sofrer até ao último minuto do derradeiro jogo da fase de apuramento. Portugal precisava de ganhar ou empatar para garantir a presença em terras austro-helvéticas. O público presente nas bancadas do estádio do Dragão foi incansável no apoio aos jogadores mas o nulo manteve-se até final da partida. À Finlândia só a vitória interessava para seguir em frente mas pouco fez para a merecer. No entanto o fantasma dos jogos com a Polónia no estádio da Luz (empate dos polacos ao minuto 87) e com a Sérvia em Alvalade (outro empate a três minutos do fim) enervou Portugal nos últimos minutos da partida.
Sem alguns dos titulares indiscutíveis como Ricardo Carvalho ou Deco a selecção não conseguiu deslumbrar durante a fase de qualificação e até Luiz Felipe Scolari foi suspenso por três jogos após o episódio do jogo com a Sérvia.
Os portugueses receberam o apuramento com algum alheamento longe das comemorações efusivas de outros tempos. Ou já nos habituámos a estes êxitos (quatro presenças consecutivas nos Europeus) ou sentimos todos que a selecção tem que melhorar o seu rendimento e voltar ao futebol-espectáculo protagonizado por mágicos como Rui Costa e Luís Figo.
Além de Portugal qualificaram-se para a fase final a Grécia, Suíça, Áustria, Holanda, Croácia, Itália, Rep. Checa, Suécia, Alemanha, Roménia, Espanha, Polónia, França, Turquia e Rússia. Escandalosamente a Inglaterra viu fugir a quailficação ao perder o último jogo em casa por 2-3 com a Croácia.
O sorteio dos grupos está marcada para o próximo dia 2 de Dezembro e o jogo de abertura da fase final do Europeu-2008 terá lugar a 7 de Junho na cidade suíça de Basileia.
Boa sorte Portugal
jcl
Vem aí mais uma dose de ópio para entreter o pessoal.